Tema 006 - CALENDÁRIO
BIOGRAFIA
EURICADAS
Celso Rab Lage

- Argentina !

- Brasil !

Sim, é uma discussão. Mas como não discutir? Você, que esta aí lendo esta crônica, já tentou conversar com um argentino sobre futebol, sem discutir? Impossível.

Estava eu em Florianópolis, linda capital de Santa catarina, estado do nosso querido Brasil. No Mapa, pois nas ruas o que se vê é um bando de argentinos para cima e para baixo.

É incrível, mas até as lojas tem as placas de propaganda em castelhano! E eu, brasileiro, na minha terra, tenho que adivinhar o que está escrito, pois, falo e compreendo apenas o português. Globalização diriam alguns...às favas a globalização!, digo eu.

Fora esse pequeno deslize, que me deixou um pouco mais irado com "los hermanos", Floripa (modo carinhoso de se tratar Florianópolis) é uma cidade maravilhosa.

Povo educado, mulheres maravilhosas, (Homens nem olhei, tá pensando o quê?), gastronomia de primeiro mundo, praias paradisíacas e, para atrapalhar, argentinos!

Pois bem, foi numa dessas praias paradisíacas que ocorreu a referida discussão lá de cima.

Estava eu, tranqüilo, passando meu sundow 50 na careca, quando tomei uma bolada na mesma.

- Pérdom, señor.

- Bah, tinha que ser argentino! Ruim de bola! Disse eu, em bom português.

E não é que o argentino, além de encher minha careca de areia, que misturada com o sundow ficou uma gororoba maravilhosa, retrucou?

- Os arrrgentinos somos los mejores en la pelota.

- Ah, tá bom...vai nessa argentino, respondi ao gringo dando umas embaixadas.

- Argentina!

- Brasil!

- Maradona!

- Pelé!

Essa discussão foi longe, portanto vou cortar as partes em que discutimos sobre a taça Libertadores e sobre quem é o atual campeão do mundo, (por um acaso do destino, os argentinos são os campeões), sobre a discussão sobre tênis (ele insistia que um tal de Gaston Gaudio era melhor que o Guga), sobre mulheres (nesse quesito, depois de uma breve discussão, concordamos, tanto as argentinas quanto as brasileiras são lindas), economia (quem está pior?) e inúmeros outros ítens.

Bom, mas o argentino me matou mesmo foi quando falou sobre o calendário futebolístico.

Dizia ele, com aquela posse de Carlos Gardel, que o atual campeão da Argentina era o Boca Juniors, que o futebol, no seu país é organizado e que as tabelas são elaboradas com antecedência, sendo cumpridas na sua íntegra, todas as datas e locais de jogos.

- E aqui no Brasil, quem é o campeão de 2000?

- É...vai ser decidido agora em Janeiro.

Quase enfiei a cabeça na areia de tanto vergonha, realmente, nesse ítem os argentinos são superiores. Mas, como diz aquele velho ditado: "Se você não pode vencê-los, confunda-os".

- Ô Gringo, aqui no Brasil, o calendário elaborado pelo ilustríssimo deputado federal, o Dr. Eurico Miranda, que é o homem que manda e desmanda no futebol brasileiro, tem 13 meses, sabia não?

- Um año com treze meses? Joy no compreendo..

- Fica tranqüilo...Ninguém compreende, gringo, só o Eurico...

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor