Tema 017 - PISCA ALERTA
BIOGRAFIA
GENUÍNOS
Beto Muniz
Ah, o gênero musical!

Percebe como têm surgido diversas variações (comerciais) sobre o mesmo tema? E isso não é de hoje. Quando a Moda Caipira virou Sertanejo Chic e o Samba do Morro gerou os Pagodeiros da TV, tivemos o primeiro presságio que algo não ia bem no reino das gravadoras. Porém, como ninguém fez movimento contrário às primeiras invasões, logo os grileiros sonoros trataram de lotear os domínios invadidos.

As rádios, essas eternas defensoras do jabaculê-dial, entraram no leilão com a mesma desenvoltura de quem muda o passo, deixando a dança da garrafa para trás enquanto engatava uma primeira marcha no bonde do tigrão. Até quem tinha fé, vendeu a alma para o demônio das ondas médias. Tenho um amigo que cantava RAP, era um prodígio da subversão musical na década de noventa. Mês passado encontrei-o num evento específico fazendo show Sertanejo. Diante do meu estranhamento, justificou feliz:

- Sou um prostituto musical!

- Traidor! - murmurei tentando fingir que brincava.

Você acha que ele está certo e eu sou radical? Sim, ele está certo. Mas não sou radical. Tudo bem, confesso e admito: Sou um tanto quanto radical, mas todos os que cantaram com o "porralouca" do Raulzito são radicais. Não somos Lu? Só não fico sugerindo, ou melhor, solicitando a ressurreição dos grandes mestres! Isso não! Eles já fizeram muito por nós. Que descansem em paz!

Ahá! Pensa que estou pleiteando o genocídio dos tigres, cachorras e similares? TAMBÉM NÃO! Deixem que chafurdem até cansarem... Essa aberração musical é pura falta de discernimento. E você se engana se pensa que esse texto é uma conclamação pública, ou uma crítica pretensiosa. Acredite, só quero deixar registrado, para a posteridade, que não compartilho esse loteamento musical, que não agüento mais ouvir rádio ou assistir TV. É isso... Só isso... Sem fins lucrativos. Mas confesso outra coisa: tenho saudade dos Mamonas Assassinas que, sem assassinar a música, enveredaram com humor por todos os gêneros atuais. O único objetivo da turma de Guarulhos era a diversão. Própria ou alheia, de grandes ou pequenos, de pobres ou de ricos. Fizeram isso sem nenhum respeito pela propriedade privada e, ao mesmo tempo, sem pular o muro que resguarda a privacidade alheia. Claro que ganharam dinheiro, mas alguém faz algo pensando em ser o fracasso financeiro da temporada?

Falando em humor musical com qualidade - e já que o papo tá bom - onde anda o Falcão e aquele seu espalhafatoso paletó brega? O homem com um girassol na lapela... Esse é outro que escrachou sem descambar para a apelação explícita. Depois que ele assassinou o idioma Bretão, os Mamonas o imitaram prevendo que a matilha de cachorras preparadas invadiria os bailes: "No mundo animal/existe muita putaria/por exemplo, os cachorros/que comem a própria mãe/sua irmã e suas tias/eles ficam grudados/de quatro se amando...". Esse refrão era o máximo da baixaria.

Agora o mundo animal é outro: "O tigrão vai te pegar". Só que o tigrão é explícito! Se ele te pega, transforma seu cérebro em gelatina. Caso não pretenda ser pego pelo tigrão, sua salvação (se você ainda não ficou surdo) é refugiar-se nas baladas da Bíbi da Pieve. Ela tem voz, tem música, tem letra, tem tudo que é bom para ouvidos alérgicos ao lixo sonoro, ROCK! Assim mesmo maiúsculo. O problema é que as emissoras de rádio, essas grandes latifundiárias, não tocam a Bíbi. Nem o Thiago. Quem conhece o Thiago Pellegrino ou a Bíbi, sabe que ainda é possível uma redenção musical. Uma reforma agrária na MPB. Quem conhece o Thiago, sabe que tem um pé de esperança brotando em Copacabana. É isso mesmo! Nem só de seca vive esse solo.

As boas novas: Bíbi fez um pré-lançamento e o Thiago conseguiu a produção de um CD e vai começar gravar. Deus os guarde para que não precisem oxigenar os cabelos ou rebolar diante das câmeras televisivas para alavancar a carreira musical.

Deus é grande, há de protegê-los! Façamos uma corrente de oração pelos genuínos: Thiago, Bíbi, Bee Scott, Luciana Miranda e tantos outros que estão no escuro soltando a voz. Que Deus possa iluminar seus caminhos. Que eles não precisem colocar um pisca alerta no paletó, feito o Falcão, para serem enxergados no escuro reino das gravadoras.

Sim...! Oremos. Por uma boa safra. Que chova na lavoura deles.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor