Tema 018 - PENSAMENTOS IMPERFEITOS
BIOGRAFIA
VERIFIQUE O MESMO
Roseli Pereira

Já estava atrasada para a reunião com o cliente, e aqueles dezessete minutinhos que a recepcionista demora para copiar lentamente tudo o que vem escrito no RG, e ainda fotografar a minha expressão entre aflita e descabelada, estavam me levando à loucura. Mas, enfim, recebi o crachá e saí em disparada na direção do elevador.

Êta mania inútil esta de sair em disparada na direção do elevador. Será que em todos esses anos eu ainda não aprendi que elevador é bicho voluntarioso, que só chega e só parte quando está com vontade?

Mas, enfim, foi assim que aconteceu. E foi esperando a vontade do bicho que fiquei ali parada, com cara de elevador. E que reparei, pela primeira vez, naquela plaquinha intrigante que hoje em dia vejo em todo lugar: Senhores Passageiros, antes de entrar no elevador verifiquem se o mesmo encontra-se parado neste andar.

Pensei, considerei, questionei, tentei interpretar. Mas confesso que não consegui, até hoje, encontrar o sentido da frase. E isso por duas razões bastante simples:

Primeira: se eu verificar que o mesmo não se encontra parado, poderia ele estar se movimentando pelo andar?

Segunda: se o elevador não estiver parado ali, bem na minha frente, como é que eu vou conseguir entrar nele? Ou melhor, como é que eu vou conseguir entrar "no mesmo"?

Tudo bem, pode acontecer alguma pane que abra a porta. Posso até atravessar a porta que se abriu por causa da pane. Mas daí a entrar no elevador tem uma distância enorme. A distância da profundidade do fosso, talvez.

E se eu estiver lá em cima, e se "o mesmo" estiver mais lá em cima ainda, é certo que nunca mais eu vou conseguir entrar em elevador. Nem "no mesmo" e nem em outro qualquer. O que tem seu lado bom, já que pelo menos me desobrigaria para sempre de ler a tal da plaquinha. Aquela, que se estivesse escrita em bom português - ou, no mínimo, em português claro - não me distrairia com ataques de riso ou de mau humor, dependendo do meu estado de espírito no dia.

Mas é preciso considerar que existem outros perigos: se é desse jeito que as pessoas entendem as placas, o que aconteceria se as placas estivessem escritas como se deve? Já pensou?

Senhores Passageiros, quando a porta se abrir, verifiquem se o elevador está lá dentro. Aí os passageiros verificam, se entreolham, murmuram e concordam entre si: sim, ele está. E então a porta fecha e o bicho vai embora sem que ninguém se arrisque a entrar. Será que é possível?

Ou então: Senhores Passageiros: não dêem um passo no vazio, a não ser por conta própria e auto-risco. Que tal? Se não deu pra entender, pelo menos ficou mais criativo.

E existe, ainda, um outro ponto crucial na questão: será que as pessoas são capazes de entender que estamos falando do elevador, se não usarmos a expressão "o mesmo"? Ou será que a frase foi construída assim para que a repetição reforce o conceito?

Não tenho a menor idéia. Mas, seja lá como for, nunca entre no elevador sem antes verificar se o mesmo encontra-se no seu andar (argh). Mesmo porque quem desobedece a placa pode fazer muita sujeira. E nunca estará disponível pra ajudar a recolher o que sobrou.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor