Tema 019 - FAZ DE CONTA
BIOGRAFIA
CIÚMES DA INTERNET
Maurício Cintrão

Existe sentimento mais idiota do que o ciúme? É velho, rançoso, bolorento e fatal. Ainda mais nestes tempos de Internet em que a clássica pulada de cerca ganhou proporções intercontinentais. Os casais proibidos se encontram independentemente das distâncias. A eletrônica aproximou o mundo.

Mais ainda, os encontros perderam a formação clássica de piloto e artilheiro. Hoje, é possível haver grande romances entre iguais, diferentes, muito diferentes e completamente opostos. Pela Internet, o feio fica bonito, o gordo emagrece, a chata ganha encanto, a voz de taquara rachada adquire tons aveludados e a fantasia, essa antiga conhecida das paixões, ganha brevê da NASA e voa para além da Lua.

Para quê ter ciúme nessas circunstâncias?  É perda de tempo. É como especializar-se na arte de dirigir bondes ou acender os bicos de gás da iluminação de rua. Você até pode deter a mais apurada técnica. Vai fazer o que com ela? Enlouquecer?

Um amigo já resolveu a questão. Chifre eletrônico não fura fronha, pontifica. E estamos conversados.

Bem, estamos meio médio conversados, porque a maioria das pessoas continua sentindo ciúme, esse meu amigo moderninho, inclusive. Apenas aprendeu a disfarçar o que sente e convive com os pulinhos teclantes da parceira com a educação de um lorde britânico que cozinha num caldeirão de antropófagos.

É feio dizer que se está com ciúme de bate-papos na Internet. É difícil engolir o caldo, entretanto. Dessa forma, parte-se para o velho sistema do "já que um vai, vou também" e o casal define como regra implícita o "cada um por si" nos momentos do teclado e o "todos juntos, vamos" quando o micro desliga ou acaba a luz.

De qualquer forma, ciúme continua sendo um sentimento absolutamente fora de época. Imagine uma briga por culpa dos bate-papos.

- Você estava teclando com o Peladão, que eu vi e, pior do que isso, usava um nick ridículo: Gatinha. Você não se enxerga?

- Claro que eu me enxergo, quem não enxerga é ele. Aliás, pensa que eu não sei que você visita sites de lésbicas só para ver como é que é? Essa é velha, tá é querendo se achar... já, já estará nos sites gays.

E a vida continua. Até que o delete os separe. Ou a modernidade os aproxime.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor