Tema 025 - OS PECADOS CAPITAIS
BIOGRAFIA
VIOLÊNCIA COR DE ROSA
Beto Muniz

Ainda fico impressionado com o poder de transformação da ira. Ela deforma o homem e apesar de ser um dos pecados capitais costuma se manifestar quase que sem restrições entre crentes e infiéis. Todas as guerras, revoluções, revoltas e até mesmo uma briga em família tem a manifestação dela, da ira. Ou do ódio, que é seu irmão mais velho. Eu convivo com ela no trânsito constantemente, no entanto, fui pego de surpresa pela manifestação mais insólita e pura desse pecado: inocentes se rebelando contra uma decisão um tanto quanto insensata - para não dizer burra!

Moro num condomínio com seis prédios. Cada bloco tem seu salão de festas, seu salão de jogos, sala de ginástica e playground. Até aí tudo bem, os moradores respeitam a área de cada bloco sem grandes problemas de invasão. Menos no playground.

Como controlar o ir e vir de crianças com a faixa etária nos dois anos?

Então os moradores se reuniram em assembléia e estabeleceram, num acordo escrito, votado e depois registrado em ata, que os parquinhos externos são áreas comuns, assim como a piscina, as churrasqueiras e as quadras. Todos podem ir e vir de acordo com a posição do sol. Em dias de verão as mães procuram os parques protegidos pela sombra de um dos blocos e nos dias de inverno, balanços livres de sombras... Nada mais normal.

Acontece que um dos blocos quebrou as regras.

A comissão de moradores do bloco amarelo comprou piscina de bolinhas, balão pula-pula e outros brinquedos de cores e formas diversas. Apetrecho de diversão que só se encontra em festas de grande porte... Uma maravilha! O sonho de consumo de qualquer criança com idade abaixo de três anos. Comprou e montou um parque no antigo salão de ginástica - a diversão dos pequenos é mais importante que a forma física dos grandes. Bacana. Mas (e sempre existe um "mas"), o grupo de pais investidores decidiu que apenas os seus pimpolhos, ou seja, só as crianças do prédio amarelo poderiam utilizar os brinquedos. Registraram em nova ata a modificação e o zelador cumpriu a ordem fechando a enorme porta de vidro que dá acesso ao playground dos sonhos infantis.

Na ata da assembléia não estava prevista a reação contrária do MISPB - Movimento Infantil dos Sem Parquinho Bonito.

Um bando de crianças, nenhuma acima de três anos, surgiu de todas as partes. Do prédio verde, do azul, do rosa, do bloco cinza e até do bloco bege, que é um prédio de apenas um dormitório e parecia não ter crianças. O bando mirim atacou a porta de vidro numa fúria descontrolada. Chutando, batendo com a mamadeira no vidro ou apenas gugu-dadando brados de guerra o pelotão partiu para o ataque. A menina de chuquinha rosa engatinhou forçando passagem por debaixo da porta e um garotinho arremessou o carrinho de madeira contra a janela lateral... As mães, pegas de surpresa, até tentaram retirar os filhos mas só conseguiram que seus pimpolhos abrissem o berreiro. A revolta era tamanha, que deflagrado o movimento ninguém aceitava chupeta ou mamadeira para desistir. Uma mãe, desesperada com o choro do filho, ofereceu o peito e pareceu-me que foi mordida... Disso eu não tenho certeza, deduzi pelo gestual. Uma garotinha empolgada com a adesão maciça, pegou um graveto no jardim e, apenas com o poder inocente da imaginação, o transformou em chave. Demorou um tempo até perceber que não conseguiria abrir a fechadura. Desistiu atirando o graveto contra o zelador do bloco amarelo que chegava.

Com a chegada do representante do bloco amarelo eu tomei partido e comecei a torcer pelas crianças, mas não interferi. O mesmo não aconteceu com as mães, que tomaram as dores dos filhos fazendo o tumulto ganhar voz - até então o movimento era regido por resmungos chorosos e ininteligíveis. Quando a manifestação do MISPB ganhou a adesão do MBSPB (Mães dos Bebês Sem Parquinho Bonito) foi o auge. O zelador fugiu pela porta corta fogo em busca da sindica. Ela que não é besta acionou o sub-síndico juntamente com seu pelotão de choque, composto pelo tratador da piscina, três faxineiras e um rapazinho que estava dando manutenção na antena coletiva. Adultos opressores versus bebês no playground.

O discurso capitalista do sub-síndico não convenceu os socialistas mirins, que tomados de ira diante do obstáculo impedindo a diversão, partiu definitivamente para o ataque justamente quando chegava a cavalaria acionada pela síndica. Os cinco zeladores dos outros blocos.

Da janela do meu quarto, bem defronte ao pátio dos atritos, eu apreciava a batalha. Minha filha (um ano e sete meses) liderava um pelotão frontal, a amiguinha dela (um e oito) cobria o flanco esquerdo distraindo a atenção do zelador do bloco azul, enquanto o garotinho (um e nove?) invadia pela direita. Dois kamikazes loiros (dois anos!), um sem fraldas e o outro descalço de um pé, tentaram quebrar o vidro com as testas. A mãe de um deles socorreu o filho errado, mas recuperou-se a tempo e resgatou o certo que já chorava o abandono e a dor onde no futuro lhe nascerão cornos. Apoiados discretamente pelo MBSPBO um grupo compactado de seis ou sete pequeninos conseguiram romper o cerco e, fiquei sabendo depois, se entrincheiraram na piscina de bolinhas. A partir de então perdi a visão da batalha e não soube quem foi que bateu em retirada primeiro.

O saldo da revolta mirim foi um sub-síndico renunciando ao cargo, dois zeladores demitidos, um por justa causa - agressão a morador com agravante de o morador ser um bebê, e o outro por insubordinação - ele se recusou a cumprir ordens do sub-síndico e retirar um garotinho agarrado ao escorregador-girafa. O zelador do bloco amarelo manteve o cargo, mas perdeu um pedaço da perna nos dentes afiados da menina (dois e um mês) com fraldas da turma da Mônica. "A menina é vacinada" - ouvi a mãe gritar, enquanto olhava feio para o homem que levantava a calça pra provar a agressão. Foi atendido pelo porteiro que abandonou o posto para trazer a caixa de primeiros socorros.

Entre demitidos e feridos, salvaram-se os anjinhos. As mães protestaram, gritaram, brigaram entre si, militaram pelos filhos e quando o clima esquentou levantaram acampamento com suas crias, mamadeiras e fraldas. No início da noite, quando os maridos chegaram do trabalho, cada qual contou sua versão dos fatos. Antes do Show do Milhão, os pais revoltados e devidamente acompanhados de suas senhoras e pimpolhos, estavam em coro protestando contra a determinação do bloco amarelo.

Consenso geral, optaram por assembléia de emergência, na quadra mesmo, e registraram na ata que os playgrounds internos pertencem a área comum. Assim como a piscina, as churrasqueiras e as quadras. No dia seguinte, o condomínio retomou a paz costumeira e os anjinhos do MISPB comemoraram a vitória no playground amarelo. Os outros parquinhos do condomínio estavam abandonados. Seus balanços, escorregadores, gira-gira, gangorras, casinhas de bonecas e caixas de areia não concorriam de igual para igual com o gira-gira em forma de elefante, nem com a gangorra jacaré. Tem fila pra entrar, mas ninguém é barrado por muito tempo... E se demora muito, é só dar um grito que o zelador, manquejando da perna direita, retira um e permite a entrada do que protestou. Rodízio de crianças para entrar na piscina boca de hipopótamo.

Na taxa de condomínio do mês está rateado o custo extra com os brinquedos porque, ao contrário de nossos filhos, somos todos capitalistas. Quem não tem filho já manifesta uma certa ira contra nós, os pais.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor