Tema 032 - NA CONTRAMÃO
BIOGRAFIA
FUGA
Renata Manzano
Sensação de loucura indescritível, a música ditando as batidas do coração, num ritmo alucinante...

Os pensamentos soltos escapavam-lhe pela boca sem refreamento algum, sob a forma de palavras desconexas e frases de efeito, que, contudo, lhe soavam como palavras de alguém seguro de si.

As estrelas nunca lhe pareceram tão brilhantes no céu límpido...

Por um instante chegou à conclusão de que se sentir feliz é uma questão de disciplina. Era somente esforçar-se no sentido criar um mundo particular, que oscilasse entre a realidade e a fantasia, e que maneira melhor senão com uma pequena ajuda de um entorpecente qualquer?

Isso impediria qualquer aborrecimento de o perturbar, e estava descoberta a fórmula da felicidade!...

Hesitou por um instante, e, na sua euforia, não percebeu que entrara na contramão. Entre um veículo se aproximando velozmente e seu corpo sendo arremessado através do vidro de seu carro, desmaiando logo em seguida, devido ao impacto de sua cabeça no asfalto, passaram-se apenas alguns segundos.

Tudo tão rápido...

******

O texto acima não passa de ficção. Mas tem sido a realidade de muitos.

O dicionário Aurélio define droga como "substância entorpecente, alucinógena, excitante, etc., como, por exemplo, a maconha, o haxixe, a cocaína, ministrada por via oral, ou outras, geralmente com o fito de que o usuário passe, primariamente e em caráter transitório, a um estado psíquico que lhe pareça agradável".

É justamente isso que o usuário busca: uma sensação que oscila entre o sonho e a fantasia, uma maneira de escapar do cotidiano esmagador e de suas chatas obrigações...

Na verdade, se todos pudéssemos obter essa sensação de algum outro modo, como quando estamos satisfeitos com nosso trabalho, quando saímos de viagem ou quando nos apaixonamos, a sociedade não teria tantos problemas associados ao uso de tóxicos.

A questão é muito mais profunda do que se imagina. A alma humana é um território ainda desconhecido, o íntimo de cada um é por vezes indecifrável.

Filosoficamente falando, o homem sempre precisou de uma fuga da sua realidade quando esta se torna dura por demais. O psicanalista francês Jacques Lacan foi mais longe: dizia que "quando o sonho torna-se insuportável, partimos para a realidade".

Essa é a realidade do dependente de drogas: quando percebe que está dominado pela droga, que suas 'viagens' não estão mais sendo satisfatórias, ele tenta se livrar do vício, mas pode ser tarde demais.

Cabe a cada um, portanto, decidir o que lhe é mais viável: enfrentar as dificuldades de cara limpa, ou buscar um alívio imediato que vem acompanhado de conseqüências imprevisíveis.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor