AQUELE DO PAPAGAIO
Eduardo Loureiro Jr.
 
 

Nem toda pessoa que ri muito tempo depois que a piada acabou de ser contada é porque não entendeu a piada. Tem gente que ri na hora, mas também ri de memória. Gente que no meio de uma reunião importante solta uma gargalhada e, diante dos olhares reprovadores, se desculpa: "É que lembrei daquela piada do papagaio".

Rir de memória é uma grande vantagem quando não se tem um bom livro ou um bom filme por perto: é diversão garantida em qualquer lugar, a qualquer hora. Também pode ser muito econômico ou útil para quem gosta de zapear na frente da televisão. O bom zapeador não demora mais do que trinta segundos em cada canal. Quando pega um quadro d'O Gordo e o Magro, por exemplo, assistir a uns poucos segundos é o suficiente para rir enquanto se faz o passeio completo por todas as dezenas de canais. O guardador de risos ri não só da cena que acabou de ver mas de todas as outras cenas d'O Gordo e o Magro que ele já viu. Como as cenas são basicamente as mesmas - trapalhadas, quedas, giros, enganos... -, basta ver um pouco para ter visto tudo, e rir só de memória.

O nosso querido presidente Fernando é outro que se presta muito bem ao riso posterior. Suas declarações, seja numa visita oficial a um país estrangeiro, seja na inauguração de uma escolinha no interior do país como parte da preparação da campanha do seu sucessor, o ministro da Educação Paulo Renato, seja num pronunciamento oficial em cadeia de rádio e televisão, sempre fazem lembrar daquela piada do papagaio, e provocam o riso fácil. Tem gente que não se dá nem ao trabalho de ouvir o que o presidente tem a dizer de novo: basta vez a cara do Fernando que cai na risada.

O único incoveniente com o Fernando é que o humor dele se assemelha ao do Woody Allen. A gente ri, ri, ri que se acaba e no final, já com a garganta arranhada, a barriga doendo e os olhos cheios d'água, a gente descobre que nós é que somos o motivo da piada e que estávamos, feito idiotas ignorantes, rindo de nós mesmos.

Mas que o presidente parece um papagaio, ah, isso parece!

 
 
fale com o autor