ALUNOS DO COLÉGIO OFICINA
Exercício literário proposto por uma das professoras e incentivado pelos Anjos de Prata
 
 

A VIDA AO TODO
Alberto de O. Harada

Quando nascemos, crescemos, andamos, aproveitamos de tudo.

Assim vamos a escola, começamos a fazer nossa vida no fulturo.

Passamos por vários problemas, começa a ter matérias dificil. Mais tarde você começa a gostar de uma pessoa.

Essa pessoa pode ser sua mulher ou uma opção no seu caminho, ela te apóia, convive com seus problemas, e ajuda a resolve-los.

Passa algum tempo você está na faculdade escolhendo o seu futuro. Aquela pessoa amiga e querida pode estar com você se quiser.

Depois surge o primeiro emprego e sua casa, o carro, sua famìlia que pode ser ao lado da pessoa querida.

Os filhos crescem com muitos problemas, e você tenta resolver e consegue.

Você para ele é um herói. Eles crescem muito começa a passar por tudo.

Você mal lembra o filho pequeno ja está com o neto no colo.

 

A VIDA
Diego Alessandro Ap. da Silva

Viver, deixar viver é o que ocorre com a maioria das pessoas, porque você deixa que a vida viva por você.

Podemos dizer que nós temos que viver a vida e não deixar que ela viva por nós,viver para as pessoas é insignificante não dão importância para a vida.Acham que para viver é só poder comer, beber...Mas precisa curtir cada momento de sua vida,saber viver a vida, porque uma pessoa que não saiba viver a vida se torna uma pessoa triste .Será que a vida tem importância para alguém?

Pessoas mortas, homens que são "homens bombas" para explodir e matar milhões de pessoas além de que a morte para este não tem valor se não for natural, pois a tragédia deve ser a realização.Será que o meu viver só é importante para mim? Será que esses homens que dizem que se se tornar um homem bomba seré um rei no céu, será que eles sabem o que é a vida?

 

VIDA
Erick Marconato Viana

Deixar ou presenciar

Viver ou deixar viver eis a questão, escolhas feitas por crianças, jovens e adultos.

O viver seria seria estar ali, presenciar tudo o que ocorre, expor suas idéias, participar num todo na ação de viver em seu cotidiano.A vida é a palavra onde se concentra as vitórias e derrota, as perdas e glórias, a vida possui altas e baixos e é preciso ser forte para superá-los.

Por incrível que pareça há pessoas que presenciam tudo mas deixam com que a vida flua sem o seu consentimento ou meios para encurtar a palavra que registra o homem.

Por que não dão valor ao que possuem ou não dão à vida, sendo este um dom não uma saída, a vida com objetivos, a saída para a vida para o dom de se viver.

Por mais que essas situações ocorram a palavra vida representa a luz do homem.

 

COMO VOCÊ VIVE?
Juliana Paiva Vivone

É engraçado... as pessoas hoje nem olham para sua cara de manhã e falam bom dia, pois não dá tempo, quando você acorda já tem que ir para o trabalho, levar a criança na escola, pegar a pasta que você esqueceu, quando vai ver acabou o dia e você recomeça tudo outra vez no dia seguinte.

Agora pare, pense hoje você viu como está o céu, olhou para as pessoas que moram com você, riu, falou com amigos percebeu que você está vivo e tem pessoas que lhe amam e lhe rodeia; não né?! , a vida é muito curta para perceber estas pequenas ações que mudam totalmente a sua vida ou o tempo determinado por quem vive não foi valorizado.

Como você vive?!? , você só se deixa levar viver aquela mesma vidinha rotineira e chata ou vive como se cada dia fosse um, como se não houvesse amanhã, como se você fosse o único. Você não sabe? , então quem vai saber por você, comece a ver a sua vida de formas diferentes, pois é assim que é viver olhar o mundo de diversos ângulos, pois são tantas guerras, tanta violência que a história vai se repetindo a cada minuto que passa cada pessoa olha por diferentes ângulos e vivendo, vivendo ...

 

O VIVER
Karoline de Brito Tanaka

Como viver, são pobres e ricos. Ah! Isso não é o que destaca-se nessa minha crônica, o que quero mostrar é como presenciamos, como aprendemos a viver.

A vida de alguns é programada para ser longa ou curta, cada um tem o tempo que merece na terra e é esse "tempo" que passa despercebido e não se vê como é valioso, ou não se dá valor, não dá valor por que não vive com alegria cada minuto, pois cada minuto significa que você está viva e pode aproveitar o tempo , as experiências que você descobre. E isso significa VIDA.

É cada minuto que reagem, que fazem algo. É aprender a conviver consigo com os outros no mundo.

Mundo? É o seu destino, o que irá e o que está acontecendo , ninguém sabe se eu , por exemplo , serei atropelada amanhã. Ninguém sabe nada , só sabe o que passou, o que aprendeu, mas não sabe o que aprenderá.

É assim, não sei chegar à uma conclusão concreta do viver, das experiências, só sei que os 14 anos que vivi aprendi, odiei e adorei. Vivi!!!!

 

VIDA QUE SE VAI
Maria Tereza Fernandes

Nós, seres humanos, nos últimos dias vimos o quão rápido a vida vem e se esvai. Muitas vidas jovens se foram no atentado terrorista aos E.U.A. Mas não é só no "império" americano que mortes de "jovens" acontecem. Um "belo" exemplo é a guerra do Vietnã, de onde temos uma foto para lembrarmos sempre que crianças morreram ali. Por isso temos que viver cada segundo como se fosse o último, e deixar viver nesse mesmo rítmo as pessoas que nos cercam, afinal não sabemos quando a morte nos levará.

Não é somente com humanos que ela faz isso mais cedo. Os animais e todo ser vivo que nos rodeia também. Isso é um grande ciclo de vida, onde alguns morrem para outros viverem. Eu tinha um passarin ho até alguns dias atrás, não que eu o tivesse prendido ( e ele morrido de tristeza por não ser livre), é que ele e sua pequena família fizeram ninho em uma planta da chácara da minha avó. Eram dois recém-nascidos e a mãe, que saía a manhã inteira e só voltava à noite, para alimentá-los e aquecê-los. Mas na manhã de sexta ou sábado (não me recordo muito bem), acordei e fui até o ninho para vê-los, como fiz manhãs anteriores, mas eles não estavam lá, e a planta estava quase que destroçada, e só uma coisa me veio a cabeça, sentar-me a mesa do café, e conversar com a minha família, como todas as manhãs...

 

AMOR, PAZ, SAÚDE E MUITA VIDA
Winnie Zanquim Monteiro

Vida - Característica própria aos seres vivos que possuem estruturas complexas, capazes de resistir a diversas modificações, aptos a renovar, por assimilação, seus elementos constitutivos, a crescer e a se reproduzir.

O período compreendido entre o nascimento e a morte; existência .

Maneira de viver.

Conjunto de condições , especialmente materiais (habitação, alimentação, vestuário)..., socialmente necessária a preservação da existência. Como diz o dicionário.

Mas sabe o que é realmente a vida? É só mais uma matéria para o viver. A vida existe para tudo aquilo que se dá valor.

Mas ultimamente ninguém esta dando o valor devido para a vida.

Enquanto pessoas querem destruir a sua vida como se fossem bombas, as outras que precisam de um pedaço de mim , de você, para que elas possam viver.

A vida é tão importante, que há pessoas que estudam para salva-las, como os médicos .

Mas a morte não é a única forma de destruir uma vida, com uma palavra, um gesto, um sentimento de ódio ou amor,... isso também destrói, de pouquinho, em pouquinho.

E a vida é tão curta, posso morrer daqui a um segundo, sem saber se falei que amo minha família, meus amigos, que eu amo a minha vida, e não existe vida ruim, ou boa, existe vida que não é devidamente vivida, e a minha vida acaba quando eu ultrapasso o seu viver.

 

VIVER
(aluno não se identificou ao enviar o texto)

Viver, como é bom. A vida é vivida com harmonia ,paixão, felicidade, tristeza, sofrimento, obstáculos. Para a vida ser boa devemos vivê-la com todos os sentimentos e obstáculos. Não importa para que algo seja díficil, devemos enfrentar para que a vida possa ser vivida perfeitamente intensa.

Deixar viver, é deixar a vida te levar, sem que você lute para conseguir seus objetivos, ou seja, só empurrando com a barriga. Viver é fazer coisas que não devemos fazer na nossa idade, ou seja, brincar, se divertir um pouco como criança, e conhecer coisas de adultos. Brincar na lama, jogar taco, brincar de mãe da rua, cair, dar risada, chorar de alegria e de tristeza, gritar de felicidade ou de medo.

Ou deixar a vida de criança e passar para uma vida de adulto: Sair com os amigos, viajar sem os pais, namorar (uma coisa que hoje não é só de adulto), beber algo com responsabilidade - que não são todos que tem essa responsabilidade, trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sem um período para descansar, e não pensar mais no seu futuro e sim no futuro e na vida de seus filhos.

Como a vida é bela!

 
 
 
fale com os Anjos de Prata