PLANTEMOS, FALEMOS, AMEMOS...
Larissa Schons
 
 
Se tem uma coisa que me deixa triste é chegar no meu apartamento e ver as minhas plantinhas secas, murchas e sem vida.

Isso sempre me ocorre quando fico mais de uma semana fora de casa. E não pense que é por falta de água. Claro que a água faz falta, mas tenho certeza, que o que deixa a minha plantinha jururu é a falta de papo.

Planta que é planta, adora uma boa conversa, umas palavrinhas de amor. Dono que é dono, não deixa de falar carinhosamente no pé-da-corola de sua plantinha.

O Boi, meu professor de Biologia, que sempre dizia: planta não é só raiz, folha, cálice, estigma. Planta é simbólica como uma mulher: delicada, perfumada, colorida e vistosa. E como toda mulher, necessita de carinho e atenção. E nem pense em deixar de falar com a sua angiosperma, isto pode ser fatal, saiba que não há androceu que dê jeito.

Para falar com ela não tem hora, aliás, dizem as más línguas que a melhor hora de falar com a sua plantinha é durante a madrugada. Perfeito! Você com aquela insônia, não agüentando mais, pode chegar de mansinho e falar compulsivamente com a sua plantinha (como toda mulher planta adora uma boa conversa). Além de ser uma terapia para você é uma forma de passar o tempo e recuperar, quem sabe, o seu sono. Sejamos práticas.

Porém se no desenrolar do papo você cair de sono, não deixe a sua companheira sozinha, por mais que o método antiinsônia tenha dado resultados, não faça isso. Plantas são sensíveis e se magoam facilmente (como toda mulher - parte II). A solução é você a partir daí usar e abusar de um viva-voz. Com ele você deixa sua plantinha feliz ouvindo vozes até o amanhecer.

Isto não é lorota. Isto é fato comprovado. Os viva-vozes são muito utilizados em jardins, parques e até mesmo em supermercados. Em um deles, entre legumes e verduras você escuta os zunidos, zumbidos e sussurros de passarinhos, abelhas e pessoas. São os viva-vozes satisfazendo a vontade das plantinhas que enfeitam o ambiente.

E que fique claro, falar com as plantas é muito mais que terapia, é uma forma de amar. Amar intensamente. Como em Violetas na Janela é uma forma de canalizar carinho e ofertas. É emanando bom fluido que você deixa sua planta maravilhosa e bela, e assim recebe a força e energia suficiente para viver melhor. Então, o que você está esperando? Abra a janela do seu coração e presenteie-se.

 
 
fale com a autora