AVENIDAS MATEMÁTICAS = DIREÇÕES LÓGICAS
Bruno Freitas

Brasília é uma cidade matemática, ou pode-se dizer até lógica, mas prefiro matemática. Todas as ruas têm números ao invés dos tradicionais nomes de personalidades esquecidas por toda a população. O que transforma a cidade num emaranhado de siglas e números, que uma vez decorados, jamais esquecidos.

Partindo do centro para leste e oeste, Brasília vai alternando o número de suas vias, respectivas quadras e entrequadras. Começando pelo 100 para leste, 200 oeste, 300 leste, 400 oeste, e assim por diante até chegar nos 900 (leste). As vias são denominadas por letras, como eixo L de leste, ou W de west (oeste), ainda existe a L2, W3 e W2, enquanto as transversais, essas são ainda mais complicadas, como N2, N1, S2, ou S1. Entenderam? Não, nem eu...

Vamos partir para norte e sul, e os números começam a crescer. Para o sul, o 100 vai crescendo em linha reta até chegar á 116, assim como 216, 316, 416, até 916 respectivamente. A mesma coisa vale para o norte, e o que mudam são as siglas apenas, que terminam em N de norte.

Portanto se você quer ir a qualquer lugar em Brasília, tendo apenas o endereço, não é necessário consultar algum catálogo de ruas ou guia quatro rodas, basta vislumbrar o mapa da cidade na cabeça e seguir sempre em frente. Porém, as coisas começam a complicar quando alguns pequenos detalhes aparecem.

Na asa sul, que pode ser considerado um bairro, existem as quadras (exemplo: 216), e para cada quadra existe uma entrequadra. Pelas entrequadras, pode-se ter acesso a qualquer quadra próxima (exemplo: 215). Porém existem algumas entrequadras fechadas entre si, como é o caso das 204/205, 208/209, 212/213, e não apenas na parte oeste, como na leste também, 304/305, até 312/313, e tudo isso apenas na asa sul. Vejamos na asa norte, onde são fechadas as mesmas entrequadras que na asa sul, apenas na parte oeste, isto é 204/205 até 212/213. O diferente na asa norte parte leste, que somente as entrequadras 308/309 são fechadas entre si. Difícil, não? Eu falei...

Como se não bastasse, se você quer ir à 505 sul, você tem que entrar pela 306, porque eu já disse que as entrequadras 304/305 são fechadas entre si, e de acordo com a explicação anterior, depois de 400 oeste, vem 500 leste. Recapitulando: leste é ímpar, oeste é par, enquanto norte e sul são as asas do avião. Pois é, Brasília tem forma de um avião, ou quem sabe lá seja um pássaro, uma asa delta, um objeto não-identificado. Não sabia?

O centro de Brasília parte do zero, pois, é onde ficam os monumentos da cidade. O eixo monumental, como é chamado, esplanada dos ministérios, congresso nacional, praça dos três poderes. Uma cidade de carros, onde as pessoas mal aparecem, muito céu, muito céu.

Brasília oprime as pessoas, com seus monumentos gigantescos e largas avenidas, transformando a vida das pessoas numa simples equação. Enquanto a UNESCO teima em proteger tais monumentos como patrimônio da humanidade, e as pessoas sofrem de depressão profunda, síndrome de pânico e funcionalismo público, deixo uma sugestão de que Brasília seja o patrimônio da insanidade, porque todos nós temos nossos próprios fantasmas...

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.