SIMPATIA - PRECISA-SE!
Flora Rodrigues

"Precisa-se pessoa para atendimento ao público. Não importa idade, nem o sexo. Não precisa ter experiência. A única condição é que seja verdadeiramente simpática."

Acho que as pessoas que fazem atendimento ao público deviam ser seleccionadas através de um anúncio parecido com esse. Cada vez que nos dirigimos a uma loja, a um restaurante ou café, mais parece que estamos a fazer um grande frete aos funcionários. Por vezes alguns funcionários tentam esforçar-se por serem simpáticos, mas acabam por me tirar do sério quando insistem em tentar vender-me o que não quero em vez do que eu quero, sem que eu perceba o que é, lucram em vender-me umas botas n.º 38, quando me sinto melhor com um par n.º39, ou vender-me uma blusa azul quando eu quero verde.

Acabo por perceber que muito poucas dessas pessoas são verdadeiramente simpáticas, elas tentam somente cativar-nos para o produto, que mais do que vender nos querem impingir.

A simpatia espontânea e verdadeira começa a ser algo tão raro nos dias de hoje que sempre que a encontramos a devemos valorizar, mas devemos ser os próprios a cultivá-la.

Um bom dia, um sorriso e um obrigada sinceros podem fazer milagres. Às vezes basta um pequeno gesto para tornarmos um pouco melhor o dia de alguém. Já experimentou perguntar para a operadora de caixa mal encarada que atende "Tem tido um dia cansativo, não tem?", pois eu já e repeti, o resultado é quase infalível. O rosto alivia-se, um pequeno sorriso desperta. Sei que resulta pois já fizeram o mesmo comigo e senti que alguém se interessava pela minha existência, nem que fosse por segundos numa conversa circunstancial. De vez em quando todos nós precisamos que alguém nos tire da rotina do nosso dia a dia. Acho que todos precisamos de ouvir algo que nos faz lembrar que alguém dá valor ao nosso trabalho, que somos pessoas e não autómatos.

Lembro com carinho a moça do quiosque do metro, onde fui uma vez apenas para comprar um maço de tabaco. Ela não me conhecia de lado nenhum, mas estava muito feliz (nunca soube porquê) e contagiava felicidade a toda a gente, comprei o maço ainda me ofereceu dois isqueiros. Comentei o sucedido com alguém que por acaso a conhecia e disseram-me que essa moça era mesmo assim, irradiava todos com a sua simpatia.

Sei que existem pessoas que se esforçam por ser simpáticas, e acabam muitas das vezes por se tornarem inoportunas e cínicas. A simpatia sincera é fácil de reconhecer, contagia-nos com o seu bem estar, com alegria, sentimo-nos bem recebidos, é quando nos dizem "gosto de ti" sem precisarem de falar. Existe até quem diga que a simpatia é feita de coisas simples veja só:

Sorriso bonito
Interesse verdadeiro pelos outros
Maneiras delicadas
Paixão pela vida
Alegria, , compreensão
Tolerância, amor
Intenso pelo que nos rodeia
Abraçar o mundo sorrindo

Parece fácil, mas não é. Há até quem diga que o segredo está em acertar com doses de cada ingrediente. Ah! Já me esquecia, se encontrarem alguém que preencha os requisitos do anúncio, avisem por favor. Foi um amigo meu que pôs esse anúncio. Já entrevistou milhares de pessoas esforçando-se por serem simpáticas. Mas a verdadeira simpatia ainda não apareceu. Ele diz que paga bem, mas o valor da simpatia é incalculável. Talvez por isso esteja a ser tão difícil. Mas ele não quer desistir e já pôs outro anúncio onde diz apenas : "Simpatia - Precisa-se!".

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.