CIDADÃO CÁFTEN
Ubirajara Varela

Aos poucos a polícia está perdendo a credibilidade. Tantas denúncias de corrupção, de que a corporação está corrompida, desgastada, quase se desmantelando. Virou tema de deboche na mídia. A bola da vez agora é do ladrão. Como dissera Chico Buarque - Chama o ladrão! - porque a polícia vem.

Eu mesmo não abro: fico com João Cáften, parceiro do saudoso Charles Anjo 45. O nosso grande benfeitor do Buraco Quente. O rei das moças de vestido de chita.

João Cáften, cujo nome a profissão lhe emprestara, crescera ali mesmo, órfão de pai, cheio de mães. Muitas idéias, muita ação, cedo se tornara um empresário de ponta (ainda que a sua matéria-prima seja uma das mais antigas do mundo), agenciando trocas de favores. E sua iniciativa é de vanguarda também, por se aliar à comunidade, colocando-se na luta contra as injustiças sociais do lugar e trazendo o desenvolvimento e a prosperidade. Na verdade, sem demagogia, devolvendo ao povo o que lhe foi tirado. Aquilo que a polícia e os políticos não deram, não dão e talvez nunca darão.

E não foram poucos os benefícios que trouxera para o morro, o rei João: luz elétrica, saneamento, empregos, escola e creche, crianças fora do ócio que conduz à marginália, cestas básicas, posto de saúde, além do entretenimento, a principal fonte de recursos e verbas. Ainda, promovera diálogo entre a comunidade e os constituintes de forma nunca vista antes, graças a sua clientela, homens ricos, de destaque e atuação no poder público. Gente graúda.

Sempre intervindo pela causa dos mais fracos, João foi aumentando a popularidade, e já até pensa em candidatar-se a um cargo público qualquer este ano. Talvez Secretário do Desenvolvimento. E porque não? Afinal tem tanto ladrão no comando que não faz nada. Tentemos, agora, um malandro de princípios. (Se algum partido aceitá-lo, claro. Coisa nada difícil de conseguir, tendo tanta gente sob sua tutela, e de rabo preso. Até o delegado local é seu cliente assíduo. E João conhece segredos suficientes de todos os seus favorecidos.) Meios ele tem. Então...

Para presidente, o proxeneta! O rei das moças de vestido de chita, o Cidadão Cáften, nem primeiro, nem único.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.