PAULO COELHO, BRUNA LOMBARDI
E UM NÃO SEI QUÊ DE PARAÍSO...
Lula Moura

Estava lá eu conversando com dois companheiros, na sala deles, sobre o problema da instalação de um novo sistema operacional nos computadores de uma loja, na qual, há uns sete anos, havia implantado um sistema completo de controle administrativo. Explicava que a Flávia, da loja, perguntara se seria conveniente trocar o seu atual Windows por um mais moderno. Ela queria saber se, feita esta troca, o sistema de controle administrativo teria de ser refeito.

Seria uma boa? Pra mim, com certeza (grana extra). Pra loja também (nova tecnologia, voltada para Internet). Mas mudar? Mudar, eles não vão querer, é difícil. E eu entenderia. O ser humano é meio avesso a mudanças. Sobretudo se for canceriano, ou tiver um saturno complicado no mapa, tudo de fixo, nada de mutável. E se não souberem astrologia? Bom, podem fazer um Mapa com algum Astrólogo. Este papo parece com aquela piada em que a placa diz: - "Não pise na grama. Se não souber ler, pergunte ao guarda...".

Mas espera aí, será que estou fazendo confusão de idéias? Informática, Astrologia, daqui a pouco já não sei o que estou escrevendo. E a confusão pode mesmo se estabelecer...

Comunicação é uma coisa complicada. Um outro amigo, me contava sobre o tumulto gerado por ruído de comunicação, numa reivindicação sua, no setor em que trabalhava: "Eu pedi para ser equiparado, me colocaram aqui parado...".

Você deve estar querendo me perguntar: - Mas o título da crônica não é Paulo Coelho, Bruna Lombardi... Então, cadê eles?

Tudo bem, eu responderia. Onde é mesmo que estou? Ah! Sim, informática, astrologia, vamos lá...

Crônica que segue...

Recapitulando, estava conversando sobre os problemas dos computadores de uma loja com aqueles dois companheiros. Informática vai, informática vem, informática foi...

Já me ia, quando lembrei de comentar com um dos companheiros, o César, velho amigo (não tão velho, né, César?) dos meus quase quinze anos de empresa, que estou "arranhando" uns contos e crônicas no site dos anjosdeprata.com.br. Fiz uma breve explanação sobre a história do site, sobre o Mario Prata, sobre a coisa gostosa (pra gente que gosta, pelo menos) de escrever, de ver os textos publicados e ler os outros, dos "caros colegas escritores" lá no nosso mundo de letras, de formas e de palavras (prontas ou não). Comecei a mostrar como se navega no site, até chegar aos meus textos. Ah! E sugeri (juro!) os textos dos outros colegas também.

O César achou muito interessante esse papo de escrever. Falávamos do que seria uma carreira de escritor, quando ele lembrou do Paulo Coelho. Começamos então a conversar sobre o fenômeno que o Paulo se tornou. Sua vida, suas músicas, suas parcerias. Eu brinquei que tinha uma coisa em comum: Já havia passado pela Casa de Saúde Dr.Eiras (hospital de "malucos" - entre aspas mesmo, pois tenho minhas dúvidas sobre quem são os malucos, mas aí é uma outra história...), só que eu trabalhei lá dentro (no computador) e ele foi uma vez internado mesmo (conforme relatos na mídia), tudo isso em épocas diferentes. Lembramos das suas letras, da forma como atinge seus leitores, do seu carisma e dessa magia que o cerca.

Magia... Aí ele, o César, contou que já faz algum tempo, viu na televisão uma entrevista do Paulo Coelho com uma entrevistadora cujo nome não conseguia lembrar, só lembrava que ela era muito bonita. Então eu chutei: - Bruna Lombardi. - Sim, ele confirmou. Só poderia ser. Mas, o fato é que nesta entrevista rolou uma coisa que até hoje ele não conseguiu decifrar. Não sabe direito se foi fruto de sua imaginação, se fez confusão, ou sei lá o quê. Algo, aparentemente, por conta da coisa mística que envolve o Paulo Coelho...

No decorrer da tal entrevista, a Bruna perguntava ao Paulo como era essa história dos seus poderes. Se ele tinha mesmo. Ele respondera afirmativamente, e então, teria olhado nos olhos dela fixamente, por uns instantes. Ela teria ficado paralisada, parecendo mudar as feições do rosto, numa expressão de não sei quê... algo bonito (Ágape?). Não conseguiu explicar. Era não sei quê, mesmo... Estranho, contava-me o César, o programa pareceu parar por uns instantes, e ela teria olhado o Paulo com olhar de indagação, meio surpresa... Ele, por sua vez, teria dado um semi-sorriso de quem tem o controle da situação...

Os comerciais entraram e, na volta, a entrevista já tomou outro rumo. E o César ficou até hoje sem entender o que aconteceu. Teria sido confusão da sua mente? Não. O Paulo Coelho tem alguma coisa diferente, me afirmou. E a Bruna Lombardi com aquele olhar, aquele jeito de sei lá o quê... Eu heim!!!

Lembrei da música "Paixão", da dupla Kleiton & Kledir, onde tem um trecho que diz assim: "Tens um não sei quê de paraíso...".

Como, neste caso, não chegaríamos a conclusão alguma sobre o que de fato ocorreu, e, por outro lado, já havia colhido as informações necessárias para assessorar o pessoal da loja, despedi-me, deixei um abraço, e voltei pra minha cela, digo, sala...

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.