INSÔNIA CRIATIVA
Felipe de Paula Souza

Bem, chega de ler! Já é quase uma da manhã, acho bom eu ir dormir. Visto meu pijama, "afofo" os travesseiros e caio na cama. Apago a luz, deito, fecho os olhos, sinto o corpo relaxar... é! Na verdade só o corpo relaxa, a cabeça continua funcionando! A mil por hora!

Fico maluco quando este tipo de coisa acontece. Você está cansado, louco por uma noite de sono, quando sua mente, que estava desligada o dia todo, resolve funcionar. Chamo isso de insônia criativa. É só apagar a luz que aquele assunto excelente vem a minha cabeça. Mentalizo: - Não, deixa pra lá! É bobagem! Mas não tem jeito, o medo de perder uma boa idéia é muito mais forte. Eu acabo levantando, acendo a luz e anoto a idéia. Pode ser um assunto para uma crônica (ou uma crônica inteira), uma piada para uma peça teatral, uma idéia para um roteiro...para qualquer caso eu acabo levantando.

Idéia anotada, problema resolvido! Apago a luz e ... tento dormir. Sabe como é, não? Uma idéia acaba puxando outra ... levanto de novo. Anoto a idéia, vou me deitar e ... e quando me dou conta, já me levantei centenas de vezes para anotar algo. Em algumas situações, já vesgo de sono, anoto alguma idéia ... o duro é decifrar a letra no dia seguinte! Geralmente a letra está bem pior do que as idéias!

O triste é quando a idéia é ruim. Esta situação é bem comum. No medo de perder alguma idéia boa, acabo anotando muita besteira. O sono não é um bom "filtro de idéias". Eu não consigo nem abrir os olhos direito, quanto mais saber se estou escrevendo alguma bobagem! Normalmente já escrevo, imagine com sono! Creio que o pior desta (ou destas) minha insônia criativa é que geralmente eu aproveito muito pouco das idéias. É ... pelo menos a minha insônia criativa de hoje serviu para alguma coisa: Escrevi esta crônica!

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.