A BOSSA
Larissa Schons

"Ah, se eu pudesse...", tem cheirinho de Bossa Nova. Não me refiro à letra e música de Bôscoli e Menescal, me refiro a uma coisa mais ampla, um sentido poético, palavras que flutuam.

Ah, se eu pudesse, mesmo, gostaria de ter visto, ao vivo e a cores, toda a evolução da Bossa Nova. A Bossa onde tudo era amor, sorriso, flor, sol, sal, samba e claro, saudade. Onde cantar o amor, não era certinho, sofrido e arrastado. Era um cantar nas nuvens, nas redes, nas praias, nos bares. Era cantar o amor com balanço, emoção, graça.

Ah, se eu pudesse queria ter presenciado o apogeu da Bossa Nova, em especial, no Rio de Janeiro. Anos 60, eu na praia de Ipanema, passando por um bar chamado Veloso, encontrando dois poetas, e aí quem sabe?! Não tenho olhos verdes como os da Helô, mas os castanhos escurinhos, bem brasileirinhos já foram docemente chamados de jabuticabas, não pelos poetas em questão, mas por outro poeta.

Ah, se eu pudesse ver o meu Brasil cada vez mais bossa. Hoje eu pergunto para um jovem sua preferência musical, e ele me responde: Rock & Roll e Techno na veia! Daí eu insisto: 

- E a Bossa?

- Tá velha. Já era! Gosta de Rave?

- Detesto!!!

- Mina, Rave é o que há! Vai um ecstasy?

- Não, obrigada.

Me diga, cadê o romantismo? Deixei o meu barquinho afundar? Ele estava ali, deslizando no macio azul do mar. Azul do mar? Cá entre nós, esse mar não está pra peixe há um bom tempo. Vivemos uma decadência social e esquecemos de curtir a simplicidade das coisas.

Quero resgatar a Bossa, que é nova, sim senhor. Estou cansada desse modismo punk. Você já notou que o que vale, hoje em dia, é fazer coisas punks? Saltar de asa-delta é punk, encher a cara é punk, traçar todas é punk, o exagero é punk, não convocar o Romário deve ser punk!

Cansei. Balanço a bandeira da paz. Quero que esses pobres punks de espírito se despenquem, se enchem, se tracem. Quero é mais que eles se auto-destruam. E eu, meu bem? Eu fico aqui cantarolando essa misturinha de samba com o jazz, revivendo aquela Bossa, esperando novos tempos, novas bossas, Bossa da Paz, Bossa Og-OM!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.