NÃO TEM EXPLICAÇÃO
Lena Chagas

Ele não quer só uma resposta; quer uma explicação. E eu não sei lhe dar. Responder seria fácil; mas explicar...

Quando conhecemos o assunto, a dificuldade desaparece e as explicações fluem. Mas se o assunto é sentimento, as coisas não são assim, tão fáceis. E quando esse sentimento é o amor ou a paixão, então, as explicações nunca aparecem. 

Isso é inexplicável, mas todos já sabemos. Sabemos das teorias filosóficas e psicológicas, e das tentativas literárias para explicá-lo, mas também sabemos dos resultados, vãos. Teorias científicas também já existem. Não nos saciam. 

Sempre sabemos muito pouco de uma paixão, mesmo que ela passe a morar dentro da gente. Nem sempre sabemos exatamente quando ela chega. Mas sentimos a sua presença. As mudanças, em nós, são visíveis e indisfarçáveis. Sabemos a diferença entre todas já vividas e a intensidade de cada uma. E também sabemos quando ela foi embora. Mas nunca sabemos como e por que chegou nem como e por que se foi. Como explicá-la? Menos, ainda. 

É, eu sei que estou dando voltas. Sem perceber fico buscando uma explicação. Em vão. 

Na verdade, não quero a solução para o mistério. Apenas sei que estou dentro dele. E parece que estar vivendo uma paixão é justamente isso: não encontrar explicações. 

Paixão deve ser como a poesia. E poesia não se explica, sente-se!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.