SÓ AS MÃES SÃO FIÉIS
Mariazinha Cremasco

Escuta aqui. Pode ficar aí, bem quietinho e sentado, pois hoje você vai ter que ouvir. Chegou a hora, tem que ser agora, e com você não posso mais ficar. Não! Não é nada disso. Misturei e confundi com a música do Roberto Carlos. Então, como eu ia dizendo, chegou a hora. Não adianta tapar os ouvidos e nem ficar andando pela casa. O maior surdo é aquele que não quer ouvir. Nossa, que horror. Retire essa parte, faça de conta que eu não falei isso.

Você achou que poderia me prender a vida inteira, não é? Pois prendeu mesmo, conseguiu. Mas em compensação, sabe o que eu descobri? Que não devo fidelidade à ninguém, só a mim mesma. Descobri que só as mães são fiéis. Fiéis ao amor exacerbado pelos filhos. Só as mães não traem. Só as mães aceitam com erros e acertos, defeitos e qualidades. (olha lá na fila dos presídios em dias de visita. Só tem mulher. Na maioria, mães) É isso, só as mães são fiéis.

Tá pensando em mim? Tá me achando fiel só porque fui mãe um dia? Enganou-se redondamente, meu caro. Fui fiel, sim, e ainda sou. Fidelidade de mãe aos filhos, nada além disso. Alta fidelidade materna.

Nem você, todo certinho, é fiel. Tá bom, há aí um pouco de exagero meu. Você é fiel, sim. Ao seu time de futebol, fidelidade máxima! Dou o braço a torcer. Nem só as mães são fiéis. Torcedores verdadeiros também são, ainda que seus times não vençam há trinta anos. E você, meu querido, nem à sua marca de cerveja é fiel. Basta chegar no supermercado e encontrar uma marca mais barata, você compra. 

Fiel eu? Só se for ao meu romantismo, à minha pieguice, aos meus sentimentos. Só não preciso provar nada a ninguém e posso mudar de idéia a todo o momento sem sofrer por ter quebrado uma aliança, rompido um pacto.

Não sou obrigada à corresponder às suas expectativas, sabia? Em contrapartida, não devo ter expectativas à seu respeito, ou à respeito de quem quer que seja. Caso as tenha, azar o meu, pois vou me decepcionar. Portanto, azar o seu também, com o que vai ouvir agora.

Eu traí você. Traí, sim. Traí no "seu" conceito de traição, que não é mais o mesmo que o meu. Dormi com outro, fui "infiel" e você nem notou. O fato de você não ter percebido, não ter notado, sequer desconfiado, doeu muito. Eu queria que você sentisse ciúmes, se descabelasse, e você nada. É por isso que estou contando agora, tanto tempo depois. Sei o que você está pensando. 

- Minha mulher dormiu com outro homem. Que horror. 

Lembra daquela noite em que juntos assistimos ao filme "Uma linda mulher"? Pois naquele dia eu comecei a trair você. Naquela noite eu sonhei com o Richard Gere. Não apenas sonhei, mas transei com ele em sonho. E tem mais: depois disso, comecei a pensar em outros homens e a sonhar com eles. Não só os Richard Geres da vida, mas com homens comuns, acessíveis. Percebi que era fácil enganar. Era fácil dar asas à imaginação e ir embora.

Traí você de outras maneiras também. Essas menos graves. (se bem que traição é traição) Aliás tenho traído você há muito tempo. Jamais contaria, mas estou com tanta raiva de você , que tenho que contar. Você pode pensar o que quiser. Eu sou dona do meu nariz. Vou confessar: eu assisto o Show do milhão quando você está dormindo. Eu gravo o Big Brother para assistir quando você vai trabalhar. Eu como no quarto, em cima da cama, vendo televisão quando você não está. 

Hahaha! Eu traí você. Tenho traído constantemente. Não me surpreenderia se você me interrompesse para dizer que também me traiu. Mas eu sei que não fará isso, e se fizer, nem vou ligar, pois ninguém é fiel, e repito, devemos fidelidade apenas á nós mesmos.

Agora que já sabe de tudo, pode fazer o que quiser comigo, eu não ligo. Olha aí. Letra de música outra vez. Chocado? Pois é. Só as mães (e torcedores) são fiéis. 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.