SENTIMENTOS CONTROVERSOS
Vitor Furioso

Amor, existe sentimento mais inexplicável que este?

O Amor é uma faca de dois gumes, a falta dele nos faz sofrer, nos faz pensar como seria a nossa vida se amássemos alguém, ou se alguém nos amasse. Quem ama sofre também, mas de uma maneira diferente. 

O que é amar? O que é o amor? Por que amamos? Por que sofremos por amor?

Repito, não é possível explicar este termo, este sentimento, só sei dizer que ele nos torna mais fracos e mais fortes ao mesmo tempo, e quando amamos, não podemos perder o nosso amor de forma alguma, são dois extremos, não existe um meio termo no amor.

Posso citar exemplos para vocês:

Marcos amava Lívia, isso era evidente para quem o conhecia, em tudo que ele falava estava presente a pessoa amada, era algo incondicional, ao pensar em Marcos, logo imaginávamos Lívia, ela estava presente em seu olhar, quem não amava sentia inveja, queria sentir o que ele sentia.

Ao olhar em volta, nada era real, nenhuma das mulheres que estavam dispostas a se dar a ele, mereciam sua atenção, se o papo era sobre mulher, para Marcos, só existia Lívia. 

Suas palavras e sentimentos emocionavam, mas não me convenciam. Marcos era um rapaz humilde, batalhador, enfrentava diversos problemas, mas nada do que lhe acontecia enfraquecia o seu sentimento. Será que é possível alguém amar tanto uma pessoa como ele amava Lívia?! 

É, mas como todo ser humano, Lívia possuía seus defeitos, em minha opinião, ela era imatura demais, não notava a grandeza do amor de Marcos. Claro que ela não era obrigada a amá-lo da mesma forma, mas podia, ao menos, ter dado o devido valor p/ a pessoa fantástica que possuía ao seu lado, ao homem que ela optou por se relacionar. 

Mas o orgulho, a insensibilidade, a insensatez e a falta de caráter de Lívia, fez com que o amor de Marcos se transformasse em ódio, em aversão. Não se pode dizer hoje em dia que ele já amou alguém na vida. Acredito, que em nossa vida, só exista um amor, e quando ele vai embora, nunca mais se ama novamente. Marcos nunca mais tratou ninguém da mesma forma que tratava Lívia.

Lágrimas foram derramadas devido ao imenso rancor e insensibilidade de Marcos. O irmão do amor tomou conta daquele coração partido. Hoje, só o ódio prevalece, e nunca mais ele sentirá o mesmo que um dia, sentiu por Lívia.

Ela, por sua vez, olhou para trás e, ao notar o que havia desperdiçado, tentou obter uma segunda chance, mas aquele Marcos não existia mais, hoje ele só deseja viver em paz e nunca mais ver novamente, o rosto da antiga amada, o rosto da decepção.

Há casos como este, onde o amor profundo se torna em um ódio exacerbado, dois extremos que vivem tão próximos.

Paulo, como eu poderia defini-lo para vocês? Bem, ele faz o tipo certinho, músico, romântico, ele era amigo de Marcos. 

Paulo não se conformava ao ver em que o companheiro havia se transformado! Sabem por que? Pois Paulo é exatamente igual ao que Marcos foi um dia, só que o alvo de seu amor é Sofia. Ele mesmo não sabe como que é possível amar tanto alguém. Ele é capaz de tudo para satisfazer sua amada, corre atrás de seus gostos, satisfaz seus anseios, é fiel, nunca sequer sentiu atração por outra mulher. Segundo suas próprias amigas, ele tem tudo o que uma mulher quer, fidelidade, respeito, carinho, sinceridade, amor. Elas o consideravam um rapaz raro, mas o alertavam, nem sempre é bom ser assim, elas diziam que mulher gosta de um pouco de desprezo às vezes. Ele nunca deu ouvidos a isto, como é que poderia desprezar alguém que amava tanto?!

Paulo criou um laço de amor tão forte, que é muito difícil de ser desatado, ele não só a desejava, mas também prezava pelo seu bem estar. O sorriso de Sofia refletia nos olhos de Paulo, quando ela está bem, ele também está, mas quando sua amada sofria, as trevas escureciam o seu paraíso amoroso. 

Formavam um bonito casal, estavam sempre juntos, havia respeito mútuo, e isso os fortalecia. Fizeram planos para o futuro, e sonhavam com o momento de realizá-los, ambos batalhavam para tornar estes planos, estes sonhos, em realidade.

Eles passaram mais tempo juntos do que Marcos e Lívia, mas um dia, o mundo de Paulo desabou.

Sofia não mais o queria, não o desprezou, reconheceu o seu amor, o seu carinho, alegou gostar muito dele, mas não poderia mais estar ao seu lado. 

Vocês sabem o que aconteceu com o amor de Paulo? Não, não virou ódio, como o de Marcos, Paulo continuou amando Sofia como sempre amou. 

Ele sofreu, chorou, não sabia mais como ser feliz sem o amor de Sofia. Mas percebeu que lamentar não adiantaria, e sendo assim, ele se ergueu e colocou mais um objetivo em sua vida, reconquistá-la.

O retrato dela permanece em seu quarto até os dias de hoje, e ele se recorda com prazer, saudades e também com dor no coração, os momentos maravilhosos que passaram juntos, momentos estes, que ele quer reviver, passar novamente, ele a quer de volta mais do que qualquer coisa neste mundo. O contato entre eles ainda existe, e Paulo não desistiu de seu amor, vai lutar até reconquistar o coração de Sofia. 

Essas diferentes estórias explicam a dificuldade que todos nós temos ao definir o amor, este extremo sentimento que nos leva aos céus, mas que também nos machuca profundamente. 

Muitos romances existem, cada um com sua estória, com seus prazeres e sofrimentos. Paixões vêm e vão, mas amor é um só. Todos nós encontramos o nosso amor, só temos de dar a sorte de encontrá-lo no momento ideal. Marcos não estava no momento ideal, pode-se dizer que ele gozou intensamente dos momentos amorosos que obteve com Lívia. Paulo ainda ama intensamente, e não quer deixar de amar. 

Na verdade, este sentimento é uma eterna incógnita na vida de todos nós.

Certa vez, alguém me disse que amor rima com dor, e que este sentimento é uma faca de dois gumes, pois quem não ama sofre, mas quem ama sofre mais.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.