SUA SOGRA SERVE PRA ISSO...
Bruno Freitas

Algumas más línguas dizem que a sogra é igual cerveja, só é boa gelada em cima de uma mesa. Mas eu discordo... Acredito que a sogra serve, entre outras coisas, para se imaginar como a mulher adorada deverá ficar, com o passar dos anos. Mas nem isso é garantido, já que a mulher tende a puxar as características do pai.

Entre outras coisas: As sogras servem pra ensinar ao marido, seu genro, como se portar com a filha querida, a esposa. Sem querer ser machista, mas já antevendo uma reação das feministas de plantão, Isso tudo serve para as mulheres também, em sua relação com a sogra. 

E pra mostrar que esta não é uma crônica machista; Farei um relato sobre a sogra das mulheres, isto é; A mãe do esposo... Esta sim é uma pessoa difícil. Ela não suporta perder o filho pra outra mulher. Algumas perdem a esportiva e infernizam a vida da pobre esposa do filho. Outras se fazem de boas perdedoras, e acolhem a esposa do filho em sua casa, dão carinho e roupa lavada, mas simplesmente ignoram sua existência. Chegam a ponto de esquecerem-se quem se trata, esquecendo até mesmo seu nome. 

A mãe da esposa também é difícil, mas mais maternal. Você se casa não só com a mulher, mas com sua mãe. Algumas simplesmente não vão com a sua cara e decretam sua inutilidade suprema, encontrando diversos adjetivos infames para sua pessoa. Outras acolhem-nos como filhos, provocando até mesmo, ciúmes da filha legítima. Chegam a demonstrar excesso de zelo maternal para o genro. 

Tudo isso depende muito da sua empatia para com a sogra querida. Depende apenas e exclusivamente de você. Sua relação com a sogra depende tanto de você, quanto do tipo de sogra que você arrumou. 

O certo que a sogra é para sempre, principalmente quando chegam os filhos. Portanto essa relação eterna não é nenhuma palavra inventada, é a mais pura verdade. Os filhos, ou netos da sogra, são a ligação eterna de parentesco com a sogra. Nem mesmo se o divorcio os alcançar, e como um raio deformar e transformar toda a sua vida. A sua sogra, meu camarada, vai ser para sempre. Imagine-se com uma sogra eterna? Pois é, pense bem antes de ter seu filho com alguma mulher. Conheça bem sua sogra, e se possível mantenha um bom relacionamento com ela. 

Por isso mesmo, aprenda o que puder com sua sogra. Trate-a como uma sábia, e procure seus conselhos. Principalmente, a respeito da convivência com sua esposa, ou esposo. Aprenda com sua sogra os pequenos movimentos, que atuam como calmante a seu parceiro adquirido. Trate de prestar bastante atenção, no que diz sua sogra quando sua esposa, ou esposo, exceder os limites da razão. Trate de escutar as broncas da mãe, sua sogra, quando estiver recriminando uma atitude impensada do cônjuge. 

Todas as informações recolhidas, serão de extrema utilidade, quando a coisa ficar feia, durante algum percalço casual. Utilize toda sua sabedoria, e copie o discurso da mãe, sua sogra. Utilize o mesmo tom de conversa maternal da sogra, copie todo o linguajar, e se possível faça as mesmas observações que sua sogra faria. Incorporar a sogra pode parecer coisa de candomblé e mística demais. Não se acanhe, mas é isso mesmo o que deve ser feito. 

Deixe sua sogra descer em você... Atue no seu teatro pessoal, e faça de conta que sua sogra fala por suas palavras. Certifique-se de que as palavras da sogra não pareçam demasiado agressivas. Seja amável e carinhoso(a), mas não se deixe levar, e nem se empolgue demais. 

Se você começar a se parecer demais com sua sogra, vai começar a cair nos pequenos truques da adolescência, e em todas as artimanhas adquiridas num curso inteiro de vida, que seu cônjuge acostumou-se a pregar na pobre mãe, sua sogra. Você será facilmente enganado(a)...

Mas uma coisa é certa: Todo mundo merece a sogra que tem.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.