JULIANA MAIS DO QUE LINDA
Jayson Viana Aguiar

É um assunto fascinante, pouco estudado, que despertou meu interesse. Resolvi estudá-lo a fundo. Para isto, escolhi, na faculdade, uma cadeira opcional importantíssima: Física aplicada à Psicologia. Para me tornar mais claro, acho melhor identificar o objeto de minha investigação como a força dos brios. Impressiona-me como, mexendo com esta força, nos brios, se pode alcançar feitos surpreendentes!

Aconteceu com Juliana, dona de um rosto perfeito e cabelos bem tratados, mas que tinha, desde a infância, algumas gordurinhas a mais. Disseram-lhe que ela jamais teria um corpo lindo como o da Sheila Carvalho. Mexeram-lhe com os brios. Então Juliana entrou na academia que freqüento, dedicou-se com afinco aos exercícios e regimes; e hoje ela tem um corpo escultural, corpo mais bonito que o da Sheila, isto é, muito mais do que lindo.

Comenta-se que a conquista do mundial de futebol pelo escrete de ouro em dois mil e dois só foi possível pelo uso desta força. Tanto a imprensa e a torcida buliram com os brios de uma seleção desentrosada e frágil, que ela arranjou superação sabe-se lá de onde e ganhou o mundial sem uma derrota sequer.

Até em mim a força dos brios já atuou. Duvidaram que eu, um rola ovo assumido, estudante medíocre e indolente de carteirinha, pudesse passar no vestibular de psicologia da universidade federal, simplesmente o mais concorrido da época. Pois não apenas passei em segundo lugar como, para esnobar, deixei de matricular no curso.

Quantas conquistas heróicas, vitórias esportivas, realizações pessoais não devem ter sido fruto exclusivamente da incitação dos brios de alguém? Duvido muito que a humanidade tivesse chegado onde chegou se não fosse a existência desta força. Duvido até que a Playboy tire a roupa de Juliana.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.