LAVANDERIA E TINTURARIA CHONG
Francisco Pascoal Pinto de Magalhães

"Lavanderia e Tinturaria Chong", Informa a placa de letras azuis e fundo branco encardido pela fuligem dos carros, onde pode-se ver também o desenho de um logotipo composto de cinco bolhas de sabão de diferentes formas emoldurando um ideograma chinês que, dizem, significa Pureza. O dono do estabelecimento não é o Honorável Senhor Chong; e sim o Severino que nem olhos puxados tem; mas que é de uma tonalidade amarelo-pálido que nada fica a dever aos chinas que camelam na 25 de Março e adjacências - seqüela crônica de um amarelão adquirido na infância miserável nos sertões dos Inhamuns, quando andava descalço e comia terra que nem minhocuçu.

"Você é o Chong?", perguntam de gozação.

"Ora, sujeito. Não me xingue!", diverte-se o cabra.

O ponto ele adquiriu do chinês que partiu para o ramo dos restaurantes; e por uma razão de credibilidade manteve a razão social. Um negócio da China.

"Como aprendeu a mexer com isso?", perguntam curiosos.

"Num sei não. Fui conhecer água mesmo com dez anos de idade...", brinca.

O que ninguém sabe é que Severino não é um reles tintureiro cuja conhecimento das letras vai apenas ao ponto de rascunhar recibos de roupa entregue para lavar pelos clientes. Não entende de ideogramas chineses, é bem verdade. Mas impressiona pelo português de carregado sotaque e pelas citações em Latim que deixa escapar aqui e ali. Sim, Latim. Por exemplo:

"Animo, Anima!", costuma dizer no calor úmido da labuta. E explica aos empregados: 

"Anima é Alma em Latim. Aprendi com frei Orlando de Piemonte, um franciscano descalço que peregrinava pelo sertão"

E sempre que sobra um tempinho, lê comenta o Diário de Noticias:

"Quando me falaram desse tal Juiz Lalau, fiquei cabreiro", confessa. "Data venia*, convenhamos, a torcida sempre tem razão."

"Como assim "torcida", Severino?"

"Torcida de futebol, cabra! E há quem entenda mais de juiz que torcedor??. É botar o olho no sujeito que saca logo se ele é chegado ao vicio de afanar, num sabe??"

Enquanto na calada da noite almas sujas de rabo preso dedicam-se à lavagem de dinheiro e ao desvio de recursos públicos para paraísos fiscais, Severino ganha a vida honestamente. E dorme o sono dos justos de alma lavada e muito bem passada. Ipsis Litteris**.

 


* Com o devido respeito
** Literalmente, ao pé da letra.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.