DOAR CONFORTA
Virgínia Pinto e Nosé

"54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem como. Estima-se que 14 milhões de jovens e 10 milhões de adultos queiram ser voluntários". * 

As estatísticas confirmam, há no Brasil um movimento de solidariedade instalado e em intensa atividade. Acredita-se que a iniciativa privada possa alavancar o chamado terceiro setor **e transformar o quadro social brasileiro de maneira igual, ou melhor, que os países desenvolvidos.

Estamos descobrindo todos os dias, que se cada um fizer a sua parte, o Brasil pode mudar significativamente. Podemos nos dedicar a alguma atividade que ajude ao próximo e aí descobrimos que estamos transformando a nós mesmos.

Faço parte de uma equipe de profissionais de saúde que presta atendimento a adolescentes e jovens sobreviventes de cânceres da infância. Hoje, 70% dos cânceres da infância são curáveis e os pacientes que sobrevivem a esta doença são cada vez em maior número e necessitam de cuidados por terem seqüelas do tratamento e da própria doença que podem comprometer sua qualidade de vida. Assim, foi criado este grupo para atender às necessidades destes pacientes e desenvolver estudos científicos a fim de divulgar o conhecimento adquirido através destes atendimentos, devolver este indivíduo reabilitado e reinserido no contexto social e ainda mostrar para a sociedade e para o indivíduo que está com câncer, que ele pode ser um igual, sabendo que o câncer tem cura.

Todas as vezes que faço este trabalho voluntário recebo deles muito mais do que dou. São as pequenas coisas que valem muito mais que as grandes. No meio de uma consulta pode surgir um pedido de ajuda para se livrar das drogas, ou uma adolescente abandonada pela mãe que precisa de ajuda psicológica, um amputado de uma perna que você pode conseguir um doador de uma prótese, um desempregado que pode ser encaminhado a um curso gratuito ou a uma vaga de emprego. E o dia corre, passam várias pessoas por nós e ao final do atendimento você sente que foi ajudado embora estivesse lá para ajudar.

Há alguns dias, ao acabar o atendimento de uma moça e dispensá-la, parei para vê-la caminhar indo embora. Ela tinha dificuldades com uma das pernas e fazia um movimento desalinhado para trocar os passos. Corri atrás dela e perguntei se ela usava alguma prótese, já que eu sabia pela sua ficha, que ela tinha amputado uma perna. Às vezes a simplicidade das pessoas nos surpreende. Calmamente ela me disse que usava uma prótese muito velha (há 17 anos), do tempo em que ela ainda era criança e por este motivo não ajustada mais à perna atual. Parei e pensei. Existe um doador de próteses para o nosso grupo, quem sabe não poderia incluí-la neste projeto? Contei a ela sobre a possibilidade de conseguirmos uma prótese nova, de titânio, leve, confortável, coisa de primeiríssima linha e ela adorou a idéia. 

Quando caminhava com ela pelo hospital, encontrei a secretária que logo percebeu a dificuldade e me disse: - Será que esta paciente não precisa de uma prótese nova? Tem uma pessoa que quer doar uma prótese hoje! Procure a assistente social agora! 

Senti uma força maior vindo de encontro a nós e fui em frente. Como o serviço social fica um pouco distante do local em que estávamos, fui acompanhando e vendo a dificuldade que ela tinha para caminhar. O quão demorado era dar um passo e depois outro. Diminui o meu passo e observei sua irmã que lhe oferecia o braço e assim, pude perceber aquele momento. DEUS, tenho duas pernas e nem percebo que as tenho, tenho dois braços, dois olhos, saúde... E agradeci em silêncio. Quando chegamos ao serviço social fomos recebidas com alegria pela assistente:- Não vão me dizer que ela precisa de uma prótese? Preciso doar uma hoje. E rimos as três. Era uma alegria mútua e compartilhada. 

Entreguei a paciente para a assistente social e fui embora. Carreguei comigo pelo resto do dia a sensação de êxtase que aqueles momentos me trouxeram. Apesar do longo dia que ainda tive pela frente, nada pôde me separar daquela sensação de paz. 

Descobri naquele dia que "DOAR CONFORTA!"


* www.voluntario.com.br
** Ramo de atividades relacionados a atividades sociais beneficentes, não governamentais, e sem fins lucrativos.

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.