AS FACES DO SILÊNCIO
Flora Rodrigues

Shiuuuu! Não digam nada. Não falem. Escutem só. Se escutarem talvez consigam ouvir o som do silêncio que chegou. Sem palavras talvez consigam perceber que tipo de silêncio por aqui se instalou. Talvez consigam distinguir a face do silêncio que sem avisar chegou. Sim, porque se pensarmos que o silêncio tem uma só face enganamo-nos. Estamos constantemente rodeados pelas várias faces do silêncio.

Vejamos as várias faces que o silêncio pode assumir nossa vida. Temos o Silêncio da Mágoa quando perdemos alguém querido e nos faltam as palavras a nós e aos que nos rodeiam. Aquele que surge quando nos ofendem e nos magoam e que ficamos em resposta remoendo a nossa mágoa por vezes regada de lágrimas.

O Silêncio Incómodo, aquele que sentimos perante alguém com quem não estamos à vontade ou nos deixam embaraçados, aquele silêncio que surge quando nos apercebemos que terminámos uma discussão tão estúpida que em sequer nos lembramos como é que ela começou. Aquele que sentimos quando reencontramos alguém que por um motivo ou outro foi importante para nós, mas acabou por sair da nossa vida.

Temos também o Silêncio da Espera, da angústia, da expectativa, quando aguardamos por notícias importantes, por visitas especiais, pelo desenlace de algo importante da nossa vida.

Porém há também a face bela do silêncio, o Silêncio do Alívio, aquele que se instala quando conseguimos resolver grande parte das nossas preocupações, aquele que nos conforta depois de um dia agitado de trabalho, ruído e confusões.

Há muitas outras faces do silêncio e uma questão de estarmos atentos e percebemos quando ele chega, qual a face com que chega. 

Mas só para terminar fiquemos com uma das mais gratas faces do silêncio. O Silêncio da Felicidade aquele silêncio que por vezes nos acompanha quando passeamos de mãos dadas com o amor da nossa vida, aquele silêncio que fala por nós quando amamos alguém. Aquele silêncio que nos faz sentir gratos pela vida e desejar que essa sensação de plenitude não acabe nunca e nos traz a sensação de um beijo intenso e sentido, fazendo-nos perceber que há horas em que as palavras devem ser guardadas para outras ocasiões, pois há alturas em que o silêncio é soberano.

Shiuuu! Não diga nada, escute só. Fique atento, olhe à sua volta. O silêncio vem de mansinho, se olhar com atenção talvez lhe veja o rosto, talvez distingue a face do silêncio que vem agora ocupar o seu posto.

Shiuuuu!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.