CLASSIFICADOS
Carlos C. Alberts

Finalmente. Depois de quase dois meses. 

Todo dia, depois do café, ia até a banca da praça e comprava a Folha de São Paulo. Por que a Folha? Jornal esnobe (sem ter porquê), cheio de erros de português e falhas nos artigos. Principalmente em noticias sobre Ciência ou sobre países pouco conhecidos. Além do tom sempre pessimista. Mas não era ele quem decidia. Tinha que ler a Folha. Estava no contrato. Sentava no banco de ferro fundido, junto da palmeira. Abria direto nos Classificados. Sempre poucos anúncios (talvez por isso tivessem escolhido a Folha: dava menos trabalho procurar). Lá estava:

"Procura-se gato desaparecido. Siamês com coleira preta, de couro. Com sininho. Atende pelo nome de Mio. Boa recompensa".

Em seguida, um número de telefone. 

Levantou-se. Caminhou até uma lixeira e jogou o jornal. Próximo dali, num telefone público, discou o número do anúncio. Quando atenderam, falou:

"Achei o gato, mas o sininho sumiu"

"Entregue-o hoje", responderam. Em seguida, desligaram.

Agora devia ir até o apartamento junto da praça (quinto andar), preparar o equipamento e esperar o anoitecer, quando o alvo deveria chegar ao Consulado, bem à frente. Foi o que fez. Estava no contrato. 

Às 20h32, chega o Audi A8 preto, chapa azul com as letras CC (corpo consular) para identificação. O observador coloca-se junto do equipamento. 

A porta traseira do carro é aberta e, com infinita elegância, desce uma mulher. Usando a mira telescópica o observador reconhece quem estava chegando e compreende tudo. Era Sylvia. O alvo era Sylvia. Aquela em quem pensara nos últimos dois meses. Com quem, antes disso, passara uma semana inesquecível. Para quem tinha falado mais do que devia. Por causa de quem dois amigos seus estavam desaparecidos. Seus superiores tinham ficado muito aborrecidos. Compreende, também, que esta será sua punição. 

Com o dedo no gatilho, um segundo de hesitação. Apenas um segundo. Puxa o gatilho e Sylvia desaba. Sua própria vida desaba junto. Até isso, percebe, estava no contrato. 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.