SÃO AS MÁGOAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO
Ronnie Vitorino

O Retrato mundial encontra-se assim...

O verão acabou. Todo mundo aproveitou. A menina engordou. O rapaz desesperou. A camisinha estourou. O carnaval terminou. O Lacraia dançou. O funk pegou. Eu não sambei. A Gaviões ganhou. No Rio o exército desfilou.

Bin Laden sumiu. O Bush desistiu. O Iraque desarmou. A ONU inspecionou. O EUA advertiu. O Blair contribuiu. Também copiou. O aluno denunciou. O mundo protestou. Bush não ouviu. Espanha apoiou. A França vetou. A Rússia também. E a China mantém. O Saddam é do mal. Bush é bonzinho. Onde está o Garotinho? Não me levem a mal. A ONU caducou. A Hebe também.

O Lula assumiu. FHC se mandou. O petróleo aumentou. A gasolina subiu. O álcool não abaixou. O gás natural evaporou. O carro não andou. Meu salário reduziu. Nenhum Ministro caiu. O dólar subiu. Também abaixou. É o mercado que não se firmou. 

O Fome Zero não emplacou. O mínimo não dilatou. E o Brasil? Vai bem. O FMI intervém. Nada mudou. E a mudança? Alguém viu? Só se for no Código Civil. Mas temos confiança. Da reforma sair. E o povo reagir. Se o governo não cumprir. Com a prometida Esperança. Mas a novela acabou. E a minha paciência também.

O Congresso apareceu. João Paulo se estabeleceu. Sarney convenceu. A mega sena acumulou. João Alves não ganhou. ACM voltou. E o grampo pegou. Mas já arquivou. O Lula aceitou. O salário (deles) que aumentou. E o povo (novamente) tomou. O sem-terra invadiu. A promessa não se cumpriu. Quem permitiu?

A chuva inundou. O barraco desabou. A Marta estressou. A Câmara aprovou. E o paulista pagou. Quem se ferrou? Quem votou.

O Parreira retornou. A seleção não ganhou. O empate é um bom resultado. Só espero estar classificado. O Palmeiras decepcionou. São Paulo chegou. Corinthians também. O Santos emplacou. Quem ganhou? A Globo ou o SBT? Decida você.

E agora? Agora é Lula. O que é isso Companheiro?

São as mágoas de março fechando o verão. É a promessa... que promessa?

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.