AZUL
Luiz André B. R. Cavalcante

O azul me diz pouca coisa. O verde me fala mais. (Tive uma namorada de olhos verdes que me arrebentou o coração e hoje conversa comigo como se não tivesse feito nada.) Pois é, o azul me diz pouca coisa. Azul. Bom, é o apelido de um cara da minha cidade. Um cara tranqüilo, parece ser gente boa - e de quem falam mal. Não sei porque o difamam nem porque o apelidaram de Azul. Dizem dele coisas que não procuro saber. Isso, porém, me é indiferente. Aliás, ele e o azul do nome dele me são indiferentes. 

Azul, como cor de teto, é tedioso. Dizem que espanta as moscas. Não sei, nem tenho interesse em saber. Em minha memória há casas de tetos azuis, uns mais claros e outros mais escuros. Os mais claros são menos enjoativos, e só. Sei que isso não lhe interessa, mas só digo porque você me pergunta. Que mais? Azul em vestido é etéreo demais – e ninguém na terra é tão etéreo assim. Em nenhuma mulher cai bem o vestido azul. Em nenhuma. Coloque em vestidos azuis as grandes divas do cinema, as feéricas modelos de hoje, e você concordará comigo: o vermelho lhes cairia muito melhor. Azul, azul mesmo, só o manto de Nossa Senhora. Deixemos as coisas aí.

Azul-marinho não é azul. Pelo menos não assim, como você dá a entender. O melhor terno é o terno azul-marinho. O preto não é dos melhores, nem dos piores. O terno cinza, do tipo escuro, é tolerável, e o terno verde-escuro é absolutamente intragável. Se você tem um desses, jogue-o fora. Aliás, por falar em azul-marinho, ocorre-me que com esse tipo de azul, o azul-marinho, eu simpatizo. É o azul mais escuro, que quase não aparece na natureza. 

Daí porque o azul não me interessa – esse tipo de azul de que você fala, um azul mais para céu. Quem usa azul assim está promovendo uma contrafação. O azul do céu cai bem é no céu. Lembro-me que um dia, num final de tarde, vi o azul do céu cobrir uma montanha inteira. Toda a montanha estava azul, e só se distinguia do céu porque uma linha tênue marcava-lhe o contorno. Esse azul puro, da natureza, eu respeito. Esse azul me diz alguma coisa. Mas acho que isso não lhe interessa.

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.