A MENINA DOCE
Vera Vilela

Um belo dia descubro que tem algo errado em meu organismo. Começo a sentir tonturas, suor frio e uma fraqueza imensa. A primeira impressão é de não ter me alimentado bem de manhã e por isto, minha pressão arterial deve estar muito baixa.

Vou até a cozinha, preparo um leite com café e como algumas bolachas doces, esperando uma melhora. Mas me sinto piorar, o suor frio aumenta e agora tremedeiras, deito-me então - a sensação que vem a seguir não é das piores - nunca me droguei mas, acho que deve ser mais ou menos assim que um drogado se sente: O corpo agora parece flutuar sobre a cama, a sensação ruim se foi, sinto que não preciso respirar muito e nem profundamente, pouco ar me é necessário. Que deliciosa sensação de morte, mas dura apenas alguns minutos e já sinto meu corpo pesar e cair sobre a cama novamente, uma dor aguda na cabeça e o ofegar chegam demoníacamente para me tirar o gozo até então sentido.

A dor de cabeça se prolonga agora por uns dois ou três dias. Após estes surtos freqüentes inevitavelmente vêm: o mal estar, a sensação de ter levado uma surra, ou de ter tomado um pileque no dia anterior.

Logo de cara já ouço algumas broncas:

- São estes regimes que você faz, você está com fraqueza, deve estar anêmica, tem que se alimentar direito.

ou:

- É excesso de peso, você precisa fazer uma dieta e emagrecer.

ou:

- É excesso de serviço, ficar o dia todo no banco sem se alimentar direito, não faz um exercício físico e ainda mantém uma vida estressada desta, trabalhando em casa e no banco.

ou:

- É apenas uma questão de você descansar, tirar umas férias de tudo: do banco, da família, dos estudos.

Acho que na verdade, todos acertaram um pouco, o problema era realmente uma soma de tudo isto, mas acima de tudo era um problema para um médico resolver, e foi o que fiz.

Na primeira consulta já ficou quase certo o diagnóstico, o médico era um amigo de vários anos, da época de minha adolescência e portanto me sentia mais à vontade e confiante.

Para a certeza final fui fazer um exame “simples” de sangue, eu deveria comer bastante massa e doces no dia anterior ao exame e ir até o laboratório no dia seguinte em jejum.

E foi assim, quando lá cheguei tomei uma água muito doce, enjoativa e já tiraram um tantinho do meu sangue, me mandaram ficar sentada e aguardar que tirariam mais algumas amostras de sangue em intervalos de 1 hora talvez.

Quando me tiraram a última amostra de sangue eu já estava quase desacordada numa maca sem saber dizer meu nome, apenas ouvindo as pessoas falarem mas, sem nada poder dizer, com aquela sensação de morte, chegando.

É claro que o resultado foi implacável, o que eu vinha sentindo eram crises de hipoglicemia, um início de uma doença que as pessoas classificam como simples e fácil de se lidar, Diabetes tipo II.

- Ora menina, fique tranqüila, isto não é nada, apenas uma dieta e você pode ter uma vida completamente normal.

- Não se preocupe, vou te dar uma receita que minha avó fez e se curou, você pega uns grãos de arroz...

- Olha, vou te ensinar uma simpatia infalível, a avó da irmã da minha cunhada fez e ...

- Você pega uma cana e deixa secar embaixo da sua cama...

- Eu assisti na Ana Maria Braga que ...

- Eu vi no "Mulheres" um médico dizer ...

Gente! tem coisa mais chata que receita caseira?

E ouvi-las por longos 15 anos é uma coisa realmente terrível, melhor nem dizer que tem esta maldita doença.

E já que falei maldita doença, vocês conhecem algum diabético, doente já há vários anos, que te diga que esta doença não é tão ruim, que você pode ter uma vida completamente normal?

É normal você ter que comer em todas as refeições: um prato cheio de verdura e legumes?

É normal você não poder comer aquele macarrão da “mamma” no domingo, com muito molho, gordura, frango frito, seguido de uma coca cola?

É normal você ir a um restaurante e enquanto todos comem porcarias como: bife a parmegianna, strogonoff, lasanha, um rodízio de carne, um rodízio de pizza, chopps, cerveja, refrigerante...você pede uma salada e um bife na chapa, ou filé de frango.

É normal você ir á uma festa e ver todos comendo bolos deliciosos e tortas e docinhos, salgadinhos, lanchinhos, etc... aí você diz: 

- Tem guaraná diet? E não come nada?

É normal você pagar um absurdo por um pão light, uma bolacha, um bolo, uma geléia, etc... sendo que são as únicas extravagâncias que você pode fazer?

E não esqueçamos da manicura, não pode tirar a cutícula, e os pés têm que receber um tratamento especial a vida toda.

Se eu quero fazer um passeio tenho que levar sempre algo diet na bolsa para beliscar, pois se fico muito tempo sem comer vem a tal da crise de hipoglicemia.

E a hiperglicemia?

Imagine você tentando escrever um texto e precisando se levantar a cada meia hora para beber água e imediatamente correr para o banheiro e esvaziar a bexiga.

Imagine você perceber que a cada dia sua visão está pior, embaçando, embaralhando e nunca sabe se voltará ao normal ou não.

Pense também você querendo dormir, corpo e cabeça cansados por um torturante dia de serviço, ao deitar-se começa um esquentamento em um dos pés, às vezes na perna toda, ou em ambas e não te deixa dormir de jeito nenhum, não é uma dor, é um mal estar inexplicável. Pode estar um frio danado mas a primeira coisa a fazer é tirar os pés para fora das cobertas e tentar refrescá-los.

Chamam a tudo isso de vida normal de um ser humano e muitos dizem:

- Está reclamando de barriga cheia. E se fosse um câncer?

Realmente, um câncer assusta, ou ele mata ou cura. Mas meu problema não é este, não é isso que me tortura.

Será que é por isto que não se descobre uma cura para o diabetes? 

É porque esta doença dá um lucro danado pra muita gente ou porque ela é tão simples que não merece tanta atenção?

Na verdade sei que não é nada disso, sei que tem se feito muita pesquisa para a cura do diabetes, o que não falta na mídia em geral são informações a respeito. Mas o que quero realmente é que nos tratem com mais respeito, somos doentes sim e precisamos de carinho, atenção e cuidados, às vezes nos rebelamos contra tudo, mas acabamos entrando nos eixos novamente. No dêem um tempo para vivermos.

Acho que os diabéticos em geral querem é que se descubra logo uma cura para a doença e que nós todos possamos passar, ai sim, a sermos pessoas normais. E quanto aos doces, massas, gorduras?

Queremos ver o SINAL VERDE!

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.