O LEONINO
Anna Carolina N. Fagundes

Sofreu um acidente sério, desabou do alto do andaime e caiu de cabeça na calçada. Socorreram a tempo e levaram-no para o hospital - chegou quase morto, a família foi orientada a ir preparando caixão e enterro, porque daquele dia ele não ia passar.

Mas passou. Internaram na UTI, traumatismo craniano e o diabo. Dormindo que nem criança, disse a mãe dele (uma senhora de cabelo muito branco, preso num birote no topo da cabeça). O cunhado, que gostava muito dele, manteve a funerária informada dos acontecimentos porque não queria ser pego desprevenido. Os médicos não deram lá muita esperança, mas desde quando médico dá esperança para 
alguém? 

Passou a semana, o mês, outro mês, a família revezando nas visitas, se virando como era possível para não deixa-lo desamparado. A parentada começou a fazer novena; um primo, afilhado de batismo, fez promessa para São Judas Tadeu, que além de ser seu santo de devoção, também era o encarregado das causas impossíveis. Seu padrinho acordar sem nenhuma seqüela era mesmo caso para o santo.

Chegou uma hora em que cogitaram desligar os aparelhos. Ninguém ia ficar sabendo, melhor que o coitado fosse logo embora do que ficar amarrado naquele monte de cano. A família não deixou. Eram gente de fé, com aquelas coisas não se brincam, onde é que já se viu um negócio desses? E deixaram-no ali, esperando.

E uma hora ele acordou. Abriu os olhos, tentou se mexer, reconheceu a mãe, a esposa, até o afilhado devoto de São Judas. Falar, falava com dificuldade, mas depois foi melhorando a olhos vistos, matraqueando tanto que tiveram que transferi-lo para um outro quarto, porque ele estava atrapalhando os pacientes. Foi uma comoção de parar rua, o afilhado pagou a promessa, o pessoal da novena foi na igreja agradecer, foi uma festa.

No dia da alta (era dia do aniversário dele, iam fazer uma festa daquelas em casa), ele virou para a esposa e perguntou em que dia do mês ele tinha acordado.

- Dia 24, amor. 

- E quem nasce nesse dia é de que signo?

- É de Leão. Mas por que você quer saber isso?

Ele sorriu, arrumando a roupa, pronto para ir embora.

- É para não esquecer de comemorar meu aniversário nesse dia também. 

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.