NOTA DE RODAPÉ?
Rafael Diniz Marques Gontijo

Hilariante a nota de cinqüenta reais que rapidamente se transforma em duas de dez, que com mais facilidade ainda se transforma em uma de cinco, logo, em três de um, depois em uma mísera moedinha de cinqüenta centavos que por fim se transforma em dois cigarros (agora de filtro branco) que deixaria de fumar para saber, por exemplo, por que aquela droga se chama heroína, ou saber por que Basquiat fez tanto sucesso.

Depois de receber o carimbo de reprovado na minha licença para dirigir, queria muito saber quem foi o otário que inventou o exame de direção (estou falando assim, mas talvez esse seja o modo certo mesmo, só estou com raiva hoje).

Volto para a casa triste e vou me aventurar no meio de anjos. Um refúgio que me faz esquecer de carros, dinheiro e outras "futilidades" (que na verdade não são bem futilidades). Porém, sinto um grande aperto no peito ao ver que o tema da semana seria: nota de rodapé.

Está certo que sempre quis me promover de pintor de rodapé a escultor de teto de igreja, mas nessa hora meu raciocínio se fecha e minha imaginação desliga sua vitrola de onde coleta as notas musicais para se desenvolver. Não teve Aurélio, Miguel ou Ângelo que me ajudasse. Minha avó? Nem ela que sabe todas as expressões que possa existir soube me dizer o que eu queria. "RAIOS E TROVOES", diria tio Victor. Que diabo seria nota de rodapé?

Me frustro ao perceber que essa semana seria mais uma sem participar do site. Vou até o mercado para comprar pão e a situação piora quando tenho que esperar meia hora para que consertem a máquina que emite nota fiscal. Noto que aquele não era mesmo o meu dia. Não sei dirigir, nem escrever e estou preso em um mercado sendo que nem me importo com a nota fiscal. Tudo parece perdido até a hora que ouço o gerente do mercado dizer a um funcionário, que o texto que ele estava fazendo precisava de uma nota de rodapé. Meus olhos brilharam e me sentia como que no céu. Um anjo deve ter feito o computador do mercado estragar só para eu ouvir o que era nota de rodapé. 

Então, para aqueles que não escreveram nenhum texto essa semana pelo mesmo motivo que iria fazer eu não escrever, aí está:

Nota de rodapé: Consideração final geralmente em corpo menor, necessário à compreensão de um texto impresso, e que se põe ao pé da página ou no fim da publicação.


Está bem. Eu assumo que forcei a nota para fazer um texto sobre o assunto. Na verdade a primeira pessoa que eu perguntei, sabia o significado do termo. hehehe 

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.