AS PÁGINAS DO LIVRO
DE UM ETERNO APRENDIZ

Tassiana Lopes

Uma claridade imensa que cobria os meus olhos de maneira que eu não podia enxergar nada, apenas duas enormes mãos com formas estranhas e um rosto que não dava para identificar direito, senti duas palmadinhas de leve e comecei a chorar...

- Parabéns Maria é um lindo menino!! Como irá se chamar? 

- César Augusto! Meu garoto...

...Já estou com 5 anos, estou em casa brincando com meus bonequinhos do Dragon Ball Z, quando que por pura espontaneidade vou para o quarto de meus pais para mostrar o que eu tinha acabado de aprender a fazer com o Gocu, meu bonequinho, e de repente, deparo-me com um objeto luminoso em um vão aberto da gaveta da cômoda, sem noção do perigo começo a brincar. Então como num flash só, vejo minha mãe tirar o revolver com tudo da minha mão e gritar "CUIDADO SEU MOLEQUE TRAVESSO VOCÊ PODE MORRER COM ISSO".

Eu não entendi nada, pois era muito pequeno e algumas palavras ainda eram desconhecidas para mim. Imediatamente fui para o meu quarto e comecei a pensar... busquei, busquei, busquei, até que encontrei: Morrer: Cessar de viver, perder todo o movimento vital, falecer, acabar-se, etc.

Foi quando descobri. Fiquei chocado, foi difícil compreender que nada era eterno. Tive medo, pois ainda não entendia a solidão, então, como poderia viver com ela? 

Eternidade: Duração sem começo nem fim, tempo muito longo, qualidade do que é eterno.

Solidão: Estado de quem está só, retirado do mundo, isolamento.

A partir de então comecei a crescer e enxergar o mundo. Meus pais não souberam como me explicar o que havia acontecido naquele dia, então resolveram deixar como estava. A única coisa que disseram foi para eu nunca mais mexer em coisas que não eram minhas. 

O tempo passou e as coisas voltaram a ficar normal. Meus pais voltaram a me tratar por igual, como se nada tivesse acontecido...

...Hoje aconteceu uma coisa muito estranha. Na manhã quando acordo, sinto como se estivesse todo molhado, e quando olho para cama, realmente ela estava inteira ensopada. Fiquei desesperado, fui correndo mostrar para a minha mãe. Tomei um banho e ela me convidou para sentar e ter uma conversa. Realmente foi uma longa conversa. Fiquei mais aliviado quando descobri, que com todos os garotos quando chegam aos treze, quatorze anos, aquilo acontecia e que eu não era o único. Chamava-se Puberdade.

Puberdade: Conjunto de transformação morfológicas, funcionais e psicológicas que traduzem a passagem da segunda infância para a adolescência.

A partir de então comecei a observar o crescimento dos meus pêlos e passei a olhar as meninas com outros olhos. Um ano depois dei meu primeiro beijo. Mal consegui dormir naquela noite. 

O tempo passou e logicamente que depois este ato tornou-se comum. Tive namoradas, desencontros, decepções , me apaixonei, amei, odiei. E assim fui levando a vida. Descobrindo e conhecendo...

...Finalmente o grande dia chegou! Eu vestido com uma beca, me preparando para ir receber meu diploma da faculdade. Em poucos minutos tornarei Engenheiro. Daqui eu consigo enxergar o sorriso da minha mãe e da minha noiva Cíntia. Posso sentir o orgulho que ela está sentindo de mim. Se meu pai estivesse aqui sentiria o mesmo. Aos 16 anos pude sentir o verdadeiro sentido daquela primeira palavra que fui buscar na nota de rodapé da minha vida.

Formado e pós graduado estou. Formei uma linda famíla: Cintia minha esposa, Carolina, já casada, e Eduardo que está cursando o quinto ano de medicina. Sou um vovô orgulhoso. Amor, Uma palavra tão pequena, e tão rica em significado, tomou conta de minha vida a partir de então. 

Amor: Sentimento que predispõe as pessoas a desejarem o bem de outro alguém ou de alguma coisa. Afeição ou ternura entre os membros da família.

Logicamente que o significado desta palavra é muito mais complexo do que esta pequena explicação acima, mas infelizmente sua verdadeira tradução não é encontrado em rodapés, e sim dentro de você.

E disso é feita a vida. Perdi minha mãe, e alguns anos depois minha esposa também se foi. Naquela altura já tinha aprendido a lidar com a palavra perda. Aprendi a aceitar. 

Aceitar: Admitir, Suportar, Receber de boa vontade aquilo que é oferecido.

Aposente-me. Presenciei o casamento de meus três netos.

Vi e assisti tudo o que a vida poderia me mostrar. Aprendi a aprender. 

Estas são as notas de rodapé do livro de minha vida. Jamais compreendi tudo. Jamais poderei explicar.

O tempo não para, jamais deixaremos de aprender. Ainda há paginas a serem escritas, provavelmente não será por mim, será pelos meus descendentes que carregam a minha experiência como lição. Este será o meu melhor testamento. A minha lição que se tornará a sua benção. 

As minhas, as tuas, as nossas notas de rodapé que para sempre os perseguirão, como eterna forma de gratidão.

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.