O BICHO COMEDOR DE BARATAS
Nilda Brandão

Outro dia fui visitar meus pais e, conversando com meu pai no quintal, ele me contou a estória mais esquisita, eu sinceramente achei que fosse mais uns dos “causos” que ele adorava contar quando éramos todos crianças e sentávamos em volta dele no quintal enquanto ele descascava laranjas prá gente. 

Ele contou que apareceu um bicho no quintal, uma espécie de besouro, que comia baratas. O mais estranho da estória é a forma como o tal besouro come as baratas. 

Ele hipnotiza a barata, que por acaso tem o dobro do tamanho dele e, segundo meu pai, a barata fica totalmente a mercê do bicho. Ele fica um tempo hipnotizando sua presa e a leva, quase que pela mão (se barata tivesse mão) para dentro de um buraquinho na parede e a come.

- Mas a barata nem luta, pai? 

- Nem luta! Eu não sei o que ele faz, mas ele segura a anteninha dela e a vai levando e ela vai seguindo ele na maior calma. 

- Pai, o senhor tá inventando! 

- Eu também nunca tinha visto esse bicho, no começo até matava ele quando aparecia aqui no quintal, mas no dia que eu vi ele levando a barata, parei de mata-los. Fica aqui no quintal que daqui a pouco ele aparece. 

E eu fiquei no quintal e nada do misterioso bicho que, na minha imaginação, já havia ganhado poderes místicos e maravilhosos. Como pode ele hipnotizar baratas duas vezes maiores que ele e depois as levar docilmente para dentro de uma toca e come-la? Era invenção, só podia. 
Esperei, esperei e nada do bicho. 

Agora, toda vez que visito meus pais toco no assunto do bicho e, para minha surpresa, todo mundo já confirmou essa historia, minha irmã já viu, meu irmão, os filhos dele, minha cunhada, todo mundo da família menos eu. To me sentindo tão excluída... a única que não viu o bicho super incrível que com maestria e habilidade encanta as baratas e as leva para a morte. Será que as baratas sabem que estão indo para o seu destino fatal e só não conseguem se libertar do poder hipnótico do bicho? Será que internamente ela luta pela sobrevivência? Será que ele a acorda do transe quando a leva pro matadouro? Será que ela sabe que vai morrer? 

Tantas perguntas e nenhuma resposta. E nada de eu ver o tal besouro. 

Hoje meu filho me contou o grande mistério do besouro. 

- Ah! Mãe! Nem te contei! Sabe aquele bicho que o vô fala que hipnotiza baratas? 

- Sei! Aquele que eu já to achando que é invenção? 

- Esse mesmo! Ele existe! Eu vi lá no instituto Butantã. 

- Ele existe? Você viu? me conta. 

- A gente viu um vídeo, e não é um besouro, é uma mariposa, ela é menor que a barata mesmo. E ela não hipnotiza a barata. 

- Não? O que ela faz? 

- Ela chega perto da barata bem rapidinho e fica mexendo nas anteninhas dela e ela fica desorientada e perde a noção, ela fica tão doidona que a mariposa vai conduzindo ela e ela vai. 

- Ah é? 

- É mó barato! Ele chega assim e faz assim... (tem coisas que só vendo mesmo para entender a cena) e a coitada da barata fica assim ó (faz cara de barata desorientada que me faz dar muita risada).

- Pronto! agora definitivamente eu sou a ÚNICA na família que nunca viu a mariposa. 

- Mas eu vi no vídeo. 

- E eu nem isso. 

Taí, mais uma coisa na minha lista de coisas que nunca vi.

fale com a autora

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.