O DIVÃ
Marco Britto

Alfredo (o nome verdadeiro foi trocado por motivos óbvios) chega ao consultório do seu terapeuta e diz:

- Dr. Calamare, venho aqui pela última vez...

Dr. Calamare, jovem psicanalista com um recente doutorado em “Comportamento Animal” defendido em Haia, dirige-se à poltrona voltada para o parque, acende um Suerdick e aguarda o ranger do divã indicando que seu cliente já houvera deitado. Minutos se passam antes que Alfredo prossiga:

- Depois destes três últimos anos expurgando meus traumas com você, não vejo mais motivos para continuar.... considero-me “realinhado” à sociedade. Venho anunciar minha alta!

O médico, ouvindo seu paciente, balança suavemente a cabeça enquanto observa aqueles irrequietos olhos castanhos à sua frente. Pigarreia e responde:

- O que o faz crer que esteja pronto?

- Como o que me faz crer? Eu o digo, minha vida me diz.... A Thaty me diz...

- A Thaty... Quer dizer, sua esposa disse isto ao senhor? - arqueando as sobrancelhas. 

- Claro! Não apenas com palavras, mas com gestos, com atitudes...

- E quais seriam estas atitudes?

- Olha Calamare, não diminua minhas certezas! Tornamo-nos bons companheiros e bem sabes como me transformei! Não sofro mais aquele ciúme doentio por minha mulher. Por isso já não brigamos mais, ela já não dorme tanto nas casas de suas amigas! Adeus Anninha, Mirinha, Veroquinha, adeus Éleninha e outras Littlezinhas... Hoje passa horas ao computador....voltou a escrever poesias. Seus belos olhos verdes, pelos quais um dia me apaixonei, voltaram a brilhar! Ela sorri o tempo todo e não existe mais a palavra divórcio em nossos dicionários; para abolir de vez com nossas brigas insensatas ela acabou com suas amizades masculinas, o tal do Beto não liga mais. Nem este , nem aquele lá da Varig, muito menos um que nunca vi a cara, um aloprado que se anuncia como Lennon, veja só Calamare! Lennon, onde já se viu... E mais, posso ir ao balaco das quartas, beber meu uísque de final de tarde! Por fim , ela compreendeu que não sou homem de várias mulheres e que nossos bens não correm o risco de parar nas mãos de uma "espertinha" qualquer. Olha "Calá", estou bem demais e aqui pra nós (risos), suas sessões são um tanto quanto onerosas para qualquer um.... sei que devo muito a você mas já modifiquei tudo que precisava em minha pessoa, está na hora de gozar a vida.... Escute, notícia em primeira mão! Estou fazendo uma surpresa a Thaty, viajaremos numa segunda lua de mel. Vamos aproveitar o recesso dos Anjos e viajar dentro de cinco dias...

- Ainda assim acho que deveria rever sua posição, existem outras abordagens em sua vida que seria interessante desenvolvermos.

- Não, não! Chega companheiro, nos encontraremos em lugares mais agradáveis, tchau!...

Pela ampla janela do seu consultório, Calamare acompanha seu paciente distanciar-se. Observa-o passar próximo ao seu A-6 , ainda alienado, e perder-se em seus passos miúdos.

O telefone trina pela terceira vez:

- Alôô! Sim... Bem, que houve?

- O Alfredo acaba de sair daqui. Vai desistir do tratamento...

- E???

- Creio que acaba aqui... Vocês vão viajar... Não vejo porque continuarmos...

Vinte dias depois, a porta daquele consultório de psicoterapia é aberta intempestivamente e um rosto bronzeado e sorridente assoma.... 

- Dr. Calamare, convenci-me que falta muito para conhecer-me a fundo... Estou de volta!

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.