ÂNGELO E A ARMADILHA
Osvaldo Luiz Pastorelli


Ângelo escreveu em seu caderno de anotações:

Estou embrenhado num labirinto do qual não poderei sair enquanto não decifrar a armadilha que é o homem. Isto porque o homem é um poço de complicações. Se ele soubesse como viver é tão simples...

Olhou para o sol que despontava na manhã de primavera. A música de Mahler vibrou a angústia pela beleza que tentava exprimir em palavras. Quando as cordas volteavam num largo presto, Ângelo escreveu:

No instante que o homem perceber como ele é complicado estará não só dando um passo para a felicidade, mas estará sendo ele, a própria felicidade, apesar de que felicidade são momentos da vida que se vive intensamente.

E ele, Ângelo, vivia intensamente? Sim, vivia, vivia sem pensar no que se passou, sem pensar no passado, no que fez, ou no que deixou de fazer, e principalmente sem se preocupar com o amanhã. Lógico que não vivia desgarrado como animal sem eira nem beira, mas não deixava que as preocupações o tomassem por inteiro.

Não havia em sua atitude nenhum ponto de derrotismo, preconceito ou fanatismo, para ele o que valia era curtir o momento sem se preocupar que os outros possam dizer ou achar dele.

Ele escreveu: a vida é um intenso viver amando.

Mas se for amado na devida intensidade como é a vida, quem sabe chegaria ao ápice de ter um pouco de felicidade e não estaria sempre preso em armadilhas. Porém não estaria isento de correr o risco do sofrimento. E por que ter medo do sofrimento, medo de sentir a dor a ponto de evitarmos a dor e acabamos tendo a dor quase a vida inteira.

Ângelo levantava questões sem ter a afinidade com elas para conseguir respondê-las. Se não procurássemos evitar a dor, ela a dor, seria menor e talvez até nula. O que valia dizer que não tendo dor teríamos a perda. Sim, poderia ser isso. E tendo a perda temos o sofrer. Pois quem sabe perder? Quem tem o carisma forte para perder sem sofrer.

O saber perder... Enquanto estivesse no labirinto tentando se livrar da armadilha, Ângelo estaria sempre perdendo.

 

fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.