É NATAL PORQUE...
Osvaldo Luiz Pastorelli


É natal porque no dia 25 de dezembro nasceu Jesus Cristo, o primeiro subversivo que ousou lutar contra as leis de Roma proclamando o amor ao próximo, e que se dizia filho do homem, só do homem, não da mulher, sendo o primeiro rebento a nascer de uma barriga de aluguel, tendo a ousadia de proclamar amor até aos inimigos, até mesmo a uma prostituta e com isso e por causa disso morreu pregado na cruz, e assim surgiu o primeiro mártir da história.

É natal porque o homem, esse imbecil que se destrói e gananciosamente destrói seu habitat, a mãe terra, e que nunca deveria ser anistiado e muito menos ser perdoado, descobriu que depois da noite vem à claridade, proclamando assim o dia e contando os dias, viu que até 30 dias seria um mês, e que contando até 12 meses, teria um ano e 365 dias, e com isso aprisionou o tempo em sua mão e prisioneiro ficou do tempo que não o liberta jamais.

É natal porque as lojas com suas vitrines divinamente enfeitadas e os edifícios caprichosamente iluminados vendem falsa alegria engabelando os menos afortunados com sonhos grandiosos nunca realizados.

É natal porque o sorriso da criança se ilumina ao conseguir vender mais um limão na esquina e talvez aumentar a parca ceia de ilusão resistido por sua fé de vida e luta até o fim dos seus dias.

É natal porque os pobres se tornarão mais pobres, os ricos mais ricos, os hipócritas mais hipócritas, os ladrões mais ladrões, o desamor mais intenso e os poetas cantarão a glória dessa data na mídia consumista e sensacionalista.

É natal porque o sino badala a fome em todos os cantos da vida sem se preocupar com a rosa que no asfalto desabrocha iluminando a noite de alegria mesma que seja uma melancólica alegria.

É natal, portanto um bom natal porque é natal.



fale com o autor

Para voltar ao índice, utilize o botão "back" do seu browser.