MAIS UM DIA!
Adriana Vieira Bastos
 
 

Assim pensei ao sentar-me à frente do computador, pronta para o desafio diário de mais um artigo para o jornal que escrevo. Mas, antes, como de costume, e para não perder o hábito, percorri os e-mails e o msn, encontrando um novo pedido para ingresso na minha lista de amigos.

Intrigada, resolvi aceitá-lo, pois, como vinha notando, os nomes estranhos faziam parte deste universo virtual, dificultando-me identificar os amigos, cada vez mais inovadores. Nem bem adicionei o nome e surgiu "Ricardo -lindo de amargar" na minha tela.

- Olá - disse ele.

- Olá! To aqui pensando. Da onde a gente se conhece? - respondi tentando decifrar o pretenso amigo. - Minha memória anda fraca e não o estou reconhecendo. Rs - completei ao olhar a foto de uma vaca na tela do amigo.

- he he. é a mesma coisa que estou pensando.

- Então é mais sério do que pensava. Diria que "Lindo de amargar" é uma espécime difícil de ser esquecida...rs.

- He he. Eu vi o seu endereço de msn em algum lugar e adicionei porque eu acredito em destino.

Neste momento, como num passe de mágica, o meu msn desconectou-se, obrigando-me a recomeçar a conversa.

- Falando em destino, ele fez cair a conversa. O que será que isto quer dizer? Rs - perguntei, curiosa para ver até aonde iria "Ricardo - lindo de amargar".

- Eu não acredito em acaso. Se te adicionei é porque significa alguma coisa - no ato respondeu.

- Então não vamos nos "desadicionar". Se é que esta palavra existe no dicionário do Aurélio. Realmente me parece que não te conheço, mas isto não impede de nos conhecermos. Sou adepta a novas amizades. Agora, fica a seu critério. Não ficarei traumatizada, caso você queira sair...

- É claro que quero ser seu amigo. E talvez até mais que isso...

- Você é muito apressadinho. Rs. Não vou te levar a sério. Fique tranqüilo. Posso até te dar uma dica: é perigoso começar assim, você nunca sabe quem está do outro lado. Rs

- Já falei que acredito no destino.

- Falando em destino, só espero que ele não tenha me colocado na frente de mais um "xavequeiro" da Internet. rs

- Talvez! Se eu me interessar por você, vou xavecar mesmo. Do nome eu já gostei.

- Pelo visto temos algo em comum! Também gosto do meu nome...rs. O papo está bom, confesso que me diverti bastante e se quiser continuar na minha lista tudo bem. Mas vou parar pra tomar um café. Tá servido?

- To sim. Café em boa companhia é muito bom

- Você pode estar iludido e ilusão nem sempre é uma boa conselheira. Cuidado, rapaz!

- Vou por minha foto pra vc ver

- Ok. Enquanto isto eu pego o café...rs.

Divertindo-me com a situação, levantei-me, fui a cozinha, peguei o café e preparei-me para o segundo ato da história hilariante da qual estava sendo protagonista, ao lado de "Ricardo - lindo de amargar".

- Estou de volta.

- Olá!

- Você está muito mais bonito do que na sua primeira foto...rs -- respondi, lembrando-me da vaquinha. -- Agora, depois deste papo todo, vou ser obrigada a te contar uma coisa: o destino as vezes prega peças. Você sabia? E, pelo visto, o seu exercício de hoje vai ser - "não vá com sede ao pote pois você pode se engasgar.

- Mas por que?

- Vou te dar uma dica. Em primeiro lugar - você tem algo a seu favor -- sua foto atual. Se não for emprestada do amigo, é claro? Mas, você a estraga quando vem com esta atordoação toda, sem pé nem cabeça. Seja mais calmo

- Estou calmo!

- Vá devagar, pois como diz uma amiga, assim você se valoriza e valoriza a outra pessoa. Como acordei de muito bom humor, estou me divertindo com o papo. Então, tudo bem. Mas, se fosse você iria mais maneiro, pois desse jeito pode acabar, de cara, afastando pessoas interessantes da sua vida.

- Sejamos amigos então!

- Perfeito! Como te falei, amizades sempre são bem vindas.

- Como queira!

- Qual a sua idade?

- Tenho 22. Parece?

- Parece. Tenho um filho de 23. Rs. Espero que não tenha caído da cadeira. Também não precisa ficar bravo ou frustrado, pois você não está falando com nenhuma senhora pronta para o sermão do dia. Você esta falando com alguém de bem com a vida, que tem um trânsito legal com os jovens e acredita nesta troca de figurinhas entre gerações. Se você quiser ser meu amigo, tamos aí?

- Você é casada?

- Sou.

- Que pena que é casada...

- Casada e tenho três lindos filhos, todos da sua faixa etária.

Silêncio!

Quem sabe o jovem galanteador precisava recuperar-se da cilada programada pelo destino?, pensei, deliciando-me com o inesperado episódio.

Mais uns segundos e observei o cantinho da tela se iluminar.

- Tchau tchau

- Espero que o trauma não tenha sido muito grande. Não me perdoaria...rs. Tchau, tchau - respondi.

Beijos - com esta fala vi "Ricardo - lindo de amargar" sair da minha tela.

Em seguida, ainda sob o efeito do riso, achei por bem voltar ao trabalho, antes que visse cumprida a profecia de minha filha - acabar ficando viciada nessa tal de internet.

No dia seguinte, por volta das 24 horas, não é que me surpreendi com o jovem Ricardo novamente na tela do meu computador. Desta vez, calmo e com vontade de mostrar-me que também sabia conversar - ensaiamos alguns passos dentro do universo obscuro Rodriguiano até a sutileza de Clarice Lispector. Depois de certo tempo, cansada pelo adiantado da hora, despedi-me, concordando com o novo amigo - nada acontece por acaso. Quem sabe o destino nos aproximou para mostrar-lhe que com essa história de "ficar atirando pra tudo quanto é lado, o tiro pode sair pela culatra"? E mostrar-lhe também que boas amizades podem surgir de um papo descompromissado. Bastava não ter a mente limitada e "só pensar naquilo".

Do meu lado, não só acredito no destino como reconheço o quanto ele foi bonzinho comigo. Deu-me, através de "Ricardo - lindo de amargar", uma história agradável para enviar ao site em que escrevo.

Ao Ricardo, que não é Ricardo,brigadú...

 
 

email do autor