IH! ESQUECI!
Gaby Marques (Husky)
 
 

Naquela manhã, Junior acordou bem cedo, deu uma bela espreguiçada e então, olhou para aquela fitinha vermelha em seu dedo indicador.

- Não lembro o que significa essa fita... Será algo importante? - se perguntou intrigado.

Começou a se lembrar de algumas coisas...

- Bom, pelo que eu me lembre, esse laço tem algo a ver com minha mãe, com minha professora e, acho que com minha irmã. Mas, o que é mesmo? Hum! Já sei! Deve ser para se comportar e não levar mais bronca.

Tirou o pijama e colocou uma roupa limpinha que cheirava amaciante. Entrou no banheiro e tudo estava bem perfumado. Cheirinho de eucalipto.

Foi para a cozinha e se sentiu atraído pelo aroma do café fresquinho. Olhou para a mesa e tudo estava posto: pão crocante, presunto, bolo de fubá, margarina, suco de laranja e biscoito de polvilho. Levantou bem satisfeito, afinal, banqueteou como um rei. Sua mãe lhe entregou a lancheira e então, lhe deu um estalo. Lembrou do significado da fita no dedo. Aquele seria um grande dia. Ele iria fazer uma homenagem para as mulheres na escola. Era 08 de março e uma grande solenidade o aguardava. Antes de sair relembrou a mãe do horário da apresentação, deu-lhe um beijo estalado e saiu correndo para não perder o ônibus.

As horas passaram muito rápido. Todos estavam envolvidos nos preparativos para a festa. Houve uma apresentação da peça "A Gata Borralheira". Em seguida, o grupo Vassourinha fez uma apresentação de dança. E já estava chegando o tão esperado momento da apresentação de Junior. A professora deu o último retoque na roupa e, quando ele colocou a mão no bolso, viu que o papel havia sumido. Ficou muito nervoso e pediu ajuda para um amigo. Infelizmente, Junior não havia decorado seu poema. O amigo aconselhou-o a dizer um outro poema que ele conhece bem. Então, na hora da apresentação, Junior começou a declamar:

"Batatinha quando nasce
Esparralhama pelo chão
Menininha quando dorme
Põe a mão no coração".

A professora ficou desorientada. Queria tirar Junior de todo jeito do palco. Quando ela ia pega-lo pelo pescoço, literalmente, ele continuou seu verso:

"Essa menininha é você
Mãe, amiga, professora
Improvisei esse texto
Não me batam com a vassoura
Mas antes que me expulsem
Clamo com habilidade
Aprendi muito com as mulheres
Mesmo tendo pouca idade
Nós, homens, seremos sempre fãs de vocês
Por toda a eternidade".

A mãe do Junior não se cabia de orgulho. A professora então, estava com os olhinhos marejados. E ele arrancou a fita do dedo. Não precisava mais daquilo para se lembrar. Precisava era de cheirinho de mulher.

 
 

email do autor