BOLA NA REDE
Rita Alves
 

"Bola na trave não altera o placar
bola na área sem ninguém pra cabeçear
bola na rede pra fazer o gol
quem não sonhou em ser um jogador de futebol"

Fui ao estádio de futebol por mera curiosidade. Só pra tentar entender um pouquinho o que se passa na cabeça deles e saber o motivo de tanto estardalhaço diante de uma bola e o time de futebol. Intrigante o fato do time perder e levar os homens à loucura e muitas vezes às lagrimas. Sim, eles choram. Ou porque o time perdeu ou porque ganhou.

Quando fui convidada pra ver uma partida, olhei de soslaio. Fiquei com medo. Pra mim aquilo era uma arena e os gladiadores quando não conseguiam o resultado esperado pelos espectadores, eram alvos de muita ira que era logo extravazada na saída com direito a muitos pontapés entre eles.

Enchi a boca e disse um sonoro "sim, vou com você ao estádio". E foi aí que tudo aconteceu.

Escolhi uma camiseta entre os vários modelos. Me fantasiei, naquele dia eu seria torcedora.

Quando coloquei os pés no estádio que até então eu só conhecia pela televisão, uma estranha emoção tomou conta. Eu tinha chegado ao mundinho dos homens. Ledo engano, tinha várias mulheres por lá, animadíssimas.

Olhei para os lados, batuques, gritaria, estádio lotado. Quando o time entrou em campo eu queria chegar mais perto e parecia tomada por algum espírito de porco, porque tudo que eu queria era gritar. E gritei, xinguei, falei palavrões no tom mais alto possível e o time para o qual eu torcia fez quatro gols. Pra mim aquilo era demais, a estréia não poderia ser melhor.

Depois deste dia, me apaixonei pelo Palmeiras, vulgo Verdão. Vi muitas vitórias e derrotas, mas ainda não consigo chorar de emoção e nem sinto meu coração bater mais forte quando o time perde, já os homens...

 
 

email do autor