RETRATO DO AGORA
José Luís Nóbrega
 
 

Correu na esteira sem sair do lugar. Verificou a pulsação pelo digital do relógio. Hidratou-se com água de coco extraída de uma caixinha longa-vida. Comeu arroz integral sabor bacon, preparado no microondas pra não engordar.

Ouviu rádio pelo computador. Insistiu por vinte minutos na Internet para pagar uma conta no banco on-line. Mandou beijos a namorada por e-mail, depois de discutir com ela em uma sala de bate-papo. Enviou um "torpedo" ao patrão dizendo que naquele dia trabalharia em casa. Tirou uma foto com o celular. Assistiu a um vídeo pelo mesmo celular. Tentou completar uma simples ligação, ainda pelo celular, mas não conseguiu.

No dia do aniversário recebeu congratulações via cartões virtuais. Filmou a festa numa moderna máquina fotográfica. No final, os amigos ajudaram a pagar a conta, já que a festança se deu num restaurante "fast food".

Pagou vinte e oito mil reais por um "carro popular". Abasteceu o motor Flex com álcool e gasolina adulterada, que também já continha mais de vinte e cinco por cento de álcool anidro. Comprou um DVD novo para assistir no automóvel. Pensou em guardar dinheiro para viajar a Marte, num ônibus espacial, já que pra essa viagem não precisaria de passaporte.

Vendeu os dólares que tinha para aplicar em euros. Fez um plano de previdência privada pra fugir da mordida do leão do Imposto de Renda. Nem com a ajuda de todos os santos (e santas) do mundo, conseguiu resgatar a aplicação do falido banco Santos.

Foi aos Estados Unidos encomendar um clone de seu cachorro de estimação. Comprou a preço de ouro, num hospital público, um fígado novinho criado a partir de uma célula-tronco. Parou de fumar ao ver as fotos horríveis de pessoas terminais nos maços de cigarro. Voltou a beber, depois de assistir ao novo comercial de cerveja estrelado pela belíssima cantora Ivete Sangalo.

Rezou para melhorar de vida, ganhar muito dinheiro, assistindo às palavras vindas do pastor, num programa transmitido na emissora da própria Igreja. Colocou um copo de água sobre o aparelho da TV, para transformá-la em benta, enquanto fazia suas orações. Pagou dízimo para salvar a alma, depositando trinta por cento do próprio salário numa conta-poupança no banco Bradesco. Comprou o novo CD do pastor para ouvir no rancho com os amigos, enquanto bebem a cerveja da Ivete. Viu nos noticiários mais um padre americano ser acusado de pedofilia, e o cantor-pop-star Michael Jackson ser inocentado das mesmas acusações.

Foi a uma agência do Correio para postar uma simples carta. Saiu de lá algemado, acusado de corrupção...

 
 

fale com o autor