ALGUNS MOTIVOS
PARA SE DEIXAR DE FUMAR
Luciano Tadeu de Almeida
 
 

"Fumo porque sou burro. Penso em parar, mas de fato, nunca tentei."
(Paulo Autran - ator)

Não começarei esta crônica com esta pergunta: quanto você gasta por ano em cigarro? O assunto aqui não é economia. Dinheiro se ganha e se gasta. Não estou certo, amigo leitor?

Começarei esta crônica assim: você conhece estas substâncias: fenol, crisol, paracrisol, naftol, catecol, resorcinol, quinol, quaiacol, pireno, azueno, bezantracena, piridina, furfurol, acroleína, benzopirina, picolina, lutilina, ácido cianídrico, alcatrão, mentol, glicerina, amônia, nicotina, monóxido e dióxido de carbono?

Se você é fumante, com certeza desconhece estas substâncias e muitas outras que são levadas para o nosso organismo através do tabagismo.

Leitor, você sabia que a nicotina acaba com 10% da hemoglobina, entre cujas funções acha-se a da fixação do oxigênio atmosférico e transporte às células? Você sabia que a nicotina causa danos a memória? Pois bem, ela produz lesões celulares no córtex cerebral. Cem miligramas de nicotina são suficientes para matar um homem. Um único maço contém 100mg de nicotina. É amigo leitor, se não fosse os efetivos processos eliminadores do organismo o nível fatal seria alcançado com muita facilidade. São os intervalos que são feitos entre as fumadas que oferecem tempo para que o corpo impeça a trágica concentração. Você que é muito machão e fuma, você sabia que a nicotina pode prejudicar o seu desempenho sexual? É bom começar a pensar sobre isso, pois a nicotina, através do estreitamento dos vasos penianos, prejudica a irrigação sanguínea do pênis, da qual depende a ereção. Em 1986, um estudo realizado pela Universidade de Pretória (África do Sul) mostrou que de 116 homens vitimados pela impotência, 108 eram fumantes.
Veja bem, amigo leitor tabagista, não estou pedindo para ninguém ser um bom químico e nem médico. O que precisamos é de consciência sobre os nossos vícios. Você tem consciência sobre o que este teu vício pode causar com a tua saúde?

É. Amigo tabagista, a coisa não é tão simples assim. Você tem filhos? Se a resposta for positiva, você sabia que ao fumar dentro de casa ou perto deles você está transformando-os em fumantes passivos?... As crianças são mais sensíveis aos venenos do cigarro.

Você que é uma moça bonita e tem medo do envelhecimento e fuma, você sabia que a nicotina do cigarro libera radicais livres? Os radicais livres são responsáveis pela nossa degeneração e envelhecimento. Já foi comprovado cientificamente que a mulher que fuma entre 20 e 60 cigarros por dia, e ostenta este vício desde os 15 anos, sofrerá de envelhecimento precoce aos 50 anos. É minha amiga leitora, não há técnica cosmética que impeça isso. Já pensou estar com 62 anos fisiológicos quando cronologicamente você está com 50. A taxa de envelhecimento fisiológico e de 12 anos para cada 35 de fumo... E tem mais, os radicais livres unem-se as moléculas de gordura e formam concentrações que obstruem as artérias e causam derrames cerebrais e doenças do coração. Leitor preste bem atenção: os derrames celebrais são três vezes mais freqüentes entre os fumantes.

É o cigarro que realmente nos fuma. Ele vai consumindo a nossa saúde e a nossa vida de forma lenta, mas agressiva.

Bom, darei a seguir mais algumas informações sobre alguns dos muitos alcalóides existentes no cigarro.

Amigo leitor, você sabia que o furfurol é um excitante do sistema nervoso? Dependendo da dosagem, produz convulsões e paralisia respiratória.

Você sabia que o monóxido de carbono existente no cigarro é o mesmo gás que sai dos escapamentos dos automóveis e das chaminés das fábricas? O monóxido de carbono entorpece os centros nervosos, impede a oxigenação dos glóbulos vermelhos. Quando a combinação de hemoglobina e monóxido de carbono atinge concentração de 4 a 5 %, há alterações mentais, visuais e na função cardíaca. A pessoa que fuma um maço por dia atinge essa taxa.

O ácido cianídrico é uma substância extremamente venenosa. A colidina prejudica a alimentação saudável do tecido nervoso. A acroleína é um degenerante das células nervosas. A amônia provoca irritação nos olhos e nariz. A piridina é uma substância cáustica ou carbonizante, produtora da tosse crônica e causadora de bronquite dos fumantes. Como anda a tua tosse, amigo leitor tabagista? Você tem muito fôlego ao fazer uma caminha? Quando fica resfriado ou com gripe, sente muita falta de ar?

Você sabe o que causa no nosso organismo o alcatrão? Se não sabe, ira ficar sabendo agora. Como escritor, não dos melhores, sinto a obrigação de alerta-lo. O alcatrão diminui a capacidade olfativa. Ele deposita-se na mucosa pulmonar, formando uma camada espessa que dificulta a assimilação do oxigênio.

É amigo leitor, o cigarro é um veneno, por que você fuma?... Você odeia a tua vida?

Não quero ser chato neste texto que preparo para os Anjos de Prata. Quero ser útil. Se poder ajudar uma pessoa, valeu a pena o ter escrito.

Mesmo sabendo que o tabagismo faz mal pra saúde, muitos leitores desconheciam estas substâncias venenosas existentes no cigarro.

Você que está me lendo e não fuma, mas tem uma mulher ou marido fumante. O que você acha do hálito do seu cônjuge? Do cheiro desagradável de cigarro na roupa?

Os fumantes não têm noção do quanto eles são inconvenientes. Não sendo fumante, não é nada agradável estar perto de quem fuma. Você sabia, tabagista, que o cigarro te prejudica de uma forma social também?

Fumante! É hora de acordar! Quem ganha com o fumo é só o governo. O empresário, o operário, o fumicultor e o comerciante dividem menos de 30% do valor arrecadado com o cigarro. O governo fica com mais de 70%.

Tendo tamanho lucro, qual seria o motivo do governo de investir mais em propagandas contra o hábito de fumar?

Pense bem, amigo leitor tabagista. Secundo uma matéria da revista veja de 29 de maio de 1996, "A Fumaça da Riqueza", a economia do cigarro faz uma movimentação anual de quase 7 bilhões de reais. Pois bem, meus amigos leitores, a indústria do cigarro fatura mais que três IBMs ou então mais que duas Gessy Lever.

Em nosso país temos 35 milhões de fumantes. Por causa do cigarro, muitas gestantes darão à luz crianças de baixo peso.

Por causa do cigarro, muitos homens ficaram estéreis, pois, graças a estudos feitos por especialistas, sabemos que a nicotina lesiona os espermatozóides, por causa do cigarro muitas pessoas terão os membros de seu corpo amputados, por causa do cigarro muitos pessoas deixarão os seus filhos órfão, por causa do cigarro muitas pessoas terão uma morte precoce.

Lendo algumas revistas e jornais, fiquei sabendo que alguns cientistas calcularam que um fumante que consome 30 cigarros por dia, ou seja, uma maço e meio, encurta a sua vida diariamente em 7 horas (aproximadamente). Cada cigarro fumado consome catorze minutos de vida. Cada trinta anos de fumo devoram 7 de vida.

Sabemos que alguns organismos são mais resistentes que outros. Não se iluda, amigo leitor: viver mais não significa uma vida de plena saúde. O cigarro é inimigo da vida e da boa saúde.

É, amigo leitor, o cigarro não é brincadeira. Se você for fumante, o que está esperando para deixar de fumar?

Bom é hora de terminar este texto. Se você me leu até aqui, mesmo que não pare de fumar, tenho certeza que terá uma consciência diferente sobre o fumo.

Até o próximo tema dos anjos de prata. Tchau, amigos leitores.

 
 

fale com o autor