POR QUE NÃO PARAS, RELÓGIO?
Ronaldo Torres
 

E se o Tempo não houvesse existido e as horas fossem uma montanha gigantesca de relógios quebrados e de ponteiros empilhados pela Eternidade? Com as horas paradas, ainda seríamos trogloditas e estaríamos poupados de certos vexames televisivos, tipo BBB, Fama, Gugu e Ratinho. Jean Willis não existira e o problema habitacional estaria resolvido com a construção de imensos condomínios nas cavernas. Não haveria bomba atômica e a dupla W. Bush/Tony Blair não poderia faturar politicamente em cima das bombas de Sadan Hussein.

A Idade Moderna surgiu do lampejo visionário dos alquimistas que procuravam a luz no fim do túnel para iluminar a escuridão cavernosa da Era Medieval. Descobriram o querosene de avião e ficaram sem saber o que fazer com aquele líquido volátil e mais viscoso que a água, até que um alquimista mais inteligente inventou a pólvora, e um outro, mais inteligente ainda, colocou um pouco da pólvora na ponta de um graveto e um outro superinteligente para os padrões intelectuais da época, que havia inventado uma espécie de sapato, resolveu pegar o graveto com a pólvora e friccionar na sola do sapato para tirar um cocô de tiranossauro rex encravado entre a sola e o salto. A pólvora acendeu no atrito com a sola do sapato e o superalquimista, assustado com o fogaréu, jogou o graveto longe, como se se livrasse de uma cobra. O graveto flamejante caiu no barril de querosene de avião, explodiu o barril, espalhando fogo pela floresta de Neanderthal, ocasionando a primeira queimada da História.

Em outra caverna longe desses acontecimentos, um outro alquimista havia inventado o cigarro, porém esbarrava em um obstáculo tamanho família: não havia fogo disponível e ele só podia acender o cigarro quando havia tempestade e a mesma incendiava a mata. Sabendo do ocorrido, viajou para Neanderthal à procura do fogo para acender o seu cigarro. Assim, de um acaso, foi acesa a chama que iluminaria a Idade Moderna e acenderia o cigarro de muitos viciados. O único inconveniente era que, além de se levar o graveto com pólvora na cabeça, também era preciso carregar um tambor com querosene de avião em u'a mão e o alquimista do sapato na outra.

Somente depois da invenção do bolso foi que se inventou a caixa de fósforo.

Ah! se as horas parassem no tempo e no espaço como um monte de ponteiros emperrados em suas engrenagens, o grande marco da Modernidade, a Imprensa, não seria inventada e Zé Dirceu reinaria absoluto na Caverna Central sem que seus súditos soubessem dos atos obscenos praticados pelos bufos da Corte.

Tomando banho de cuia ou de rio, comendo frutas e animais silvestres, fazendo suas necessidades fisiológicas na mata, transando sexo numa boa num moitel, improvável que Severino fosse eleito presidente da Câmara dos Deputados e essa própria Câmara se tornasse o símbolo da vergonha nacional.

Por que não paras, relógio? Não vês essa gente perplexa?

 
 

fale com o autor