TALENTO E SORTE
Cissa de Oliveira
 
 

Esse tema é tão difícil que mais parece uma provocação. Saudável, mas provocação. Daquelas que fazem cócegas na massa cinzenta. Assim, pode-se rir ou enfrentar o desafio de falar sobre ele, o tema. O desafio está aceito. Afinal eu também já ouvi aquela famosa frase: "- No final dá tudo certo..." e que se assim não for, é porque ainda não será o final.

O que é talento? E o que é sorte? Ambas são palavras tão abrangentes que talvez nem importe o que diga o "Aurélio". Penso que todas as pessoas possuem tais "graças" e que existam diferentes talentos para diferentes pessoas. Quanto à sorte, essa coisa tão desejada a ponto de se apostar alto por causa dela, poderia ser tanta coisa... inclusive, senão vejamos: o resultado do talento. É isso: não penso que a sorte seja um mero acaso e penso mais, que a sorte vive sorrindo por aí; que a questão é apenas nos encontrarmos preparados para perceber tal sorriso. Quem sabe, até, provocá-lo. Digamos que a sorte queira ser provocada.

Conheço pessoas com bastante facilidade para deixaram escorrer como se fossem rios inclinados, as coisas boas que possuem em suas vidas, incluindo-se as oportunidades, muitas vezes apenas por não lhes dar o devido valor. Mas conheço outras que enfrentam tantas batalhas e tão duras que é como se elas possuíssem uma espécie de bálsamo que as ajudassem na superação das adversidades e privações de todas as ordens. Penso que o bálsamo em questão tenha um nome e que o nome dele seja: garra, força de vontade, e porque não dizer: esperança.

É preciso ter esperança e é preciso acreditar. É preciso sonhar. Ora vejam... seria o sonho, esse sangue tão abstrato, o que pulsa entre o talento e a sorte? Eu diria que o maior talento é a coragem para a busca, o sonho que sonhamos ao encontro da sorte.

Então a sorte é o final? Não sei, mas bem que poderia ser o fim, no sentido de finalidade. Pensar assim me faz concluir que talento e sorte seriam, não coisas que se confundissem, mas seriam isto sim, coisas que se complementassem.

Então, a sorte quer ser provocada. O que é que você vai fazer?

 
 

fale com a autora