O OUTRO LADO DA EXPECTATIVA
Andrea Natali
 
 

Expectativa, num determinado momento da vida, é algo ruim. Parece ser a mesma coisa que correr o mar; não chega nunca ao fim e, aquela esperança boa de sentir, passa a ser o tormento de nossas vidas. E é aí que esse sentimento toma o rumo inverso, vai fazendo com que você se encolha e se distancie dos brilhos da alegria.

Mesmo acreditando que a palavra tem uma tendência toda positiva, afinal você espera a ocorrência de alguma coisa; na própria etimologia da palavra, o radical no latim significa esperar, desejar, ter esperança, mas neste momento não consigo sentir tal significado. Minha sensação é que o mundo cai sobre minha cabeça e a expectativa, que vejo, é que irei ser enterrada no fundo do poço.

Imagine-se chegando a um lugar onde a paisagem das dunas de areia seja o paraíso que desejava passar algumas horas. Sua expectativa era desfrutar da linda paisagem e estar mais próximo do Criador. Você fotografa tudo em sua mente e jamais esquece. Mas a natureza pode ser traiçoeira e num segundo, num único piscar de olhos, aparece um vendaval arrasador, levantando a areia, não lhe permitindo enxergar nada e apenas fazê-lo sentir a dor que a mistura do vento com a areia batendo em seu corpo. Seus olhos ardem, sua visão fica completamente fechada; você não sabe para onde correr, como se proteger e saída já desapareceu porque a paisagem não é a mesma de quando você chegou.

Não só a areia pode fazer isso com você. Mas a vida, as pessoas, os acontecimentos podem lhe cegar e encarar a expectativa como uma longitude no seu dia-a-dia. E por mais que você busque o lado positivo, aquela tão famosa 'expectativa' corre para o pólo negativo, destruindo suas forças e seu prazer para com o mundo.

Talvez eu esteja "cega" por toda esta poeira. Mesmo assim ainda acredito que existam pessoas que desejam este outro lado verdadeiramente, por motivos de inveja, dor, revolta, apego em excesso, entre outras coisas. Gostaria que a poeira baixasse, para que eu pudesse limpar meus olhos, refrescá-los e rever a luz do sol na paisagem das dunas.