APOSTAR NO TEMPO
Claudia Sanzone
 
 

Engraçada essa mania que eu tenho de apostar no tempo. Falando assim, dá a entender que se trata de turfe, hipismo, essas coisas. O dicionário não registra o verbo apostar com um sentido mais figurado, como significado de esperar algo de positivo de alguma coisa. Mas tenho a impressão de que sempre ouvi algo que pretendesse isso. E quem aposta "em" deixa o verbo em questão, transitivo direto e indireto, incompleto. Então é para apostar alguma coisa em outra coisa ou em alguém. Aposto 20 reais no cavalo branco. O certo seria assim.

Só que o assunto aqui é outro. Quando digo que aposto no tempo, quero me referir à lei do retorno. Às vezes levo horas escrevendo cartas para alguém e depois me pergunto se valeu a pena. Chega a bater um certo arrependimento quando percebo que poderia ter usado o tempo para escrever a uma pessoa "mais lucrativa". Se o escolhido não corresponder as minhas expectativas, dá raiva.

A luta contra o tempo consegue ser abstrata e pungente. Aproveitar as horas que vão escapulindo não raramente causa angústia. Tenho uma quase obsessão por não deixar que as horas passem em vão. E minha outra noção de aproveitamento do tempo é a leitura. Então acabo caindo noutro dilema: preciso ler o que presta, ou seja, o que vai me dar retorno.

Sou da teoria de que no cérebro não tem espaço para tudo. Se me torno muito introspectiva e me ponho a pensar demais em meus sentimentos ou em alguém por quem esteja apaixonada, ocupo um preciso canto cerebral destinado à absorção e fixação de informações. De certa forma, "emburreço". Na verdade, a dificuldade de concentração é que gera a sensação de "emburrecimento". Levo mais tempo para a semeadura do tempo. Colhe antes quem planta mais cedo, penso.

No fundo, quero aprender a parar de pingar sementes e providenciar logo uma chuva despreocupada delas. De que adianta tanta sofreguidão se antes eu não buscar a seletividade em paz? Melhor concluir que apostar em alguns grãos que jamais germinarão, em expectativas vãs, também faz parte da vida.