FUTURO DO PRETÉRITO IMPERFEITO
Eduardo Sales
 
 

Sucre desconfia do futuro. Amalgamado em sua cama levanta-se, senta-se, deita-se, ergue-se. Súbita a idéia a que te toma por inteiro, "vou para Monte Sião". E vai para a cidade onde habitam as mais belas raparigas deste país.

Andressa ainda vive lá. Era a namoradinha de infância de Sucre Hermann. Hoje mulher casada, grávida há cinco meses, vendedora na "Monte Relojoaria", no centro da cidade. Mas apesar de gostar muito do lugar, a moça, no alto de seus vinte e seis anos, preferiria uma outra sorte, talvez na metrópole.

Domingo, às dez e quinze da manhã, um rapaz caminha a passos largos para o reecontro com a donzela, ele nunca a esqueceu. Entra na loja, avalia: "Ela sempre bela", e diz "vim transar com você!".

Andressa ficou desnorteada por poucos cincos segundos, mas a "saudade" falou mais alto e, após sete anos sem ver Sucre, só pensava em se entregar, mesmo sendo no minúsculo banheiro da loja.

Em meio à cópula, repentino o mais novo "corno", Viegas Barbieri. Auxiliar administrativo de um escritório que ficava a dois quarteirões da "Monte Relojoaria", decidiu passar na loja para checar se estava tudo bem com ela e o bebê. Há poucos metros da entrada, ele já havia escutado ruídos ofegantes por trás do balcão e definiu, a seu modo, o que vira: "Caralho!". A partir daí, Viegas foi atrás do revólver para apagar os dois.

Enquanto Viegas tropeçava insano atrás do "três oitão" no escritório, dava o tempo e o espaço suficientes para que Andressa e Sucre corressem em direção à rodoviária, e, em dez minutos, já estivessem a caminho de Belo Horizonte.

Barbieri soube o destino dos dois por meio do guichê e conseguiu alcançar o ônibus. Adentrou-se e disparou sete tiros à queima-roupa em Andressa (e em seu bebê), e mais dois no órgão genital de Sucre. Andressa e o bebê morreram instantaneamente. Barbieri fugiu e Sucre sobreviveu.

Sucre foi residir em São Tomé das Letras, onde começou a trabalhar como artesão. Barbieri casou-se novamente e teve três filhos.

Sucre compraria uma passagem para Monte Sião para as sete horas, e pretendia chegar por volta das dez da manhã.