INSÔNIA
Marcela Santos
 
 

Mais uma noite em claro. As horas passam sem que o sono chegue. Na tevê, filmes antigos são companheiros durante a madrugada, depois que todos os noticiários e novelas já terminaram. Meia-noite.

Nada ajuda o sono a chegar. Amanhã precisa levantar cedo, ir para o trabalho e enfrentar uma maratona de reuniões cansativas, que parecem ainda mais improdutivas quando não se dormiu nem um minuto durante a noite anterior. Então pára de pensar no amanhã. Deita, apaga a luz, fecha os olhos. Tenta dormir, reza, ouve o silêncio da noite. Os pensamentos pulam alternadamente na cabeça. Uma e quinze.

Acende a luz da cabeceira. Abre um livro. Já está metade da leitura e nada do sono chegar. Duas e quarenta.

Fecha o livro. Levanta de novo, liga o computador, navega na Internet. Não. Desiste, isso não ajuda, só piora. Desliga o computador. Toma um copo d´água. Três e vinte.

Toma um copo de leite. Vai ao banheiro pela vigésima vez. Quem sabe um banho ajude. Que noite longa. Que manhã distante. Mais um pouco de tevê. Já viu esse filme 3 vezes nas últimas 2 semanas. Como será que vai agüentar o dia seguinte? Volta pra cama. Tenta dormir de novo. Quatro e meia

Tenta afastar todos os pensamentos, mas a mente não pára de trabalhar. Todos os problemas querem solução de uma só vez. Prepara uma lista de afazeres pra agenda do dia seguinte. Lê o resto do livro. Cinco e dez.

Mais um copo d´água. Não, quem sabe se tomar um pouco de vinho? Só uma taça pra ajudar a pegar no sono.Mas a essa hora? Desperdiçar uma garrafa de vinho pra tomar só uma taça ? Não, péssima idéia. Deita de novo. Apaga a luz. Tenta não pensar mais em nada. Uma distância enorme entre o anoitecer e a alvorada. Parece que a manhã nunca vai chegar. E então surgem os primeiros raios de sol pela janela. Tenta não ver. Fecha os olhos, fecha as cortinas. Um sonho. De repente, o despertador toca. Estridente. Escandaloso. Quinze pras sete.

Tá na hora de levantar e trabalhar. A distância entre um dia e outro durou pouco mais de uma hora. O novo dia será longo. Uma distância enorme até que a noite chegue e possa ir pra casa e finalmente dormir. Se conseguir dormir esta noite.