BÁRBAROS MODERNOS
Adão Jorge dos Santos
 
 

Bárbaros- “A palavra "bárbaro" provem do grego antigo, ß??ßa???, e significa "não grego". Era como os gregos chamavam aos estrangeiros, às pessoas que não eram gregas e usada para designar os povos que não tinham a língua grega como língua materna. Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Os bárbaros eram de uma grosseria brutal, embriagavam-se facilmente, costumavam pilhar os povos que atacavam.” Wikipédia.

Quando se abre um jornal ou se assiste no noticiário da tv, sempre o assunto em pauta é a violência local e mundial, que no final é global. Antigamente a violência nos chegava de longe, era algo peculiar somente as grandes cidades.

São Paulo e Rio de Janeiro eram as campeãs em assaltos e tiroteios entre policias e bandidos. A gente assistia em casa, em horário nobre, entre uma garfada e outra, na hora da janta, os relatos impressionantes dos crimes que aumentavam a cada dia.

Mas enquanto era longe dos nossos olhos, a gente saia sem preocupação nenhuma, deixava a porta encostada e as janelas sem grades. Bons tempos aqueles. Então começaram a aparecer os bárbaros modernos. Eles não eram grotescos, não eram estrangeiros, eram civilizados, educados e inteligentes, viviam ao nosso lado.

Hoje não podemos sair a rua desprotegidos, as nossas casas são verdadeiras fortalezas, e assim mesmo eles conseguem penetrar nossas defesas.

O bárbaro de hoje é o assaltante que sai a rua disposto a obter dinheiro a qualquer custo, tiram a nossa vida assim por nada se for preciso, e às vezes o fazem apenas por terem uma arma na mão.

O fato é que nada podemos fazer contra o avanço desmedido desta gente que comete inúmeras barbaridades. Só o futuro e uma intensa ofensiva contra o crime, é que poderemos ver algum resultado significativo. Ate lá devemos tomar cuidado com o inimigo que tira a nossa paz e a tranqüilidade.