SÍNDROME DO CÉU DESERTO
Adão Jorge dos Santos
 
 

Um dia destes olhei para o céu e notei que faltava alguma coisa. Tentei descobrir o que estava faltando, mas não consegui. Aquela sensação de que faltava alguma coisa no céu me deixo preocupado. Talvez não fosse nada. Poderia ser cisma minha. Mas que faltava alguma coisa, isto lá faltava.

Comecei a perguntar para todo mundo se haviam notado que alguma coisa estava faltando no céu. Algumas pessoas disseram que não perceberam nada de errado no céu ultimamente. Outras nem me deram atenção. disseram que eu estava ficando louco. Então comecei a achar que realmente estava ficando louco. Mas, bastava eu olhar pro céu e sentia que alguma coisa estava faltando. Eu não conseguia saber o que era. Meus amigos começaram a me isolar. Não queriam que eu falasse no assunto. Eu apenas sentia que faltava algo no céu. Ninguém queria me ouvir.

Um dia disseram que a camada de ozônio estava diminuindo e que este era o item que estava faltando no céu. Eu discordei e disse que o buraco na atmosfera era algo invisível, e o que estava faltando era alguma coisa que estava ali entes, mas, que agora não estava mais.

Fui internado assim que comecei a passar dias e noites deitado investigando o céu sem me alimentar. O medico perguntou se eu tinha alguma evidência concreta para provar a minha teoria de que algo estava faltando no céu. Eu disse que apenas sentia que faltava algo no céu. Ele perguntou se eu sabia o que estava faltando no céu, e eu disse que não sabia.

Hoje estou internado em uma clinica psiquiátrica, meu caso foi diagnosticado como síndrome do céu deserto. Pessoas que de repente começam a afirmar que alguma coisa esta faltando no céu. Por isto, inúmeros pacientes permanecem deitados em confortáveis colchões observando o céu. A cura para este mal é simples. Basta alguém provar o que esta faltando no céu. A verdade é uma só: alguma coisa esta faltando no céu. Isto eu sei e ponto final. Eles só vão perceber isto quando o céu estiver totalmente deserto. Depois o louco sou eu.