ELA NÃO CONSEGUE PENSAR
Bruno Pessa
 
 
No que você pensa quando olha pro céu? Sua pequenez diante da imensidão planetária, onde estaria aquela pessoa especial nesse momento, que sonhos as estrelas vão realizar na tua vida... No que pensa uma criança miserável quando olha pro céu?

Entrou a mãe com uma pequena no colo e outra já maiorzinha andando na frente. Eu já havia escutado aquele discurso no trem:

- Quero pedir a atenção de vocês. Tô com duas crianças e não tenho comida pra dar pra elas. O meu barraco tá sem gás. Peço uma ajuda pra poder passar no mercado mais tarde e comprar alguma comida.

Indiferente, a criança solta continuava pulando e fazendo graça para a de colo, que ria repetidamente. Só a mãe permanecia séria, empunhando o boné durante a caminhada pelo vagão.

- Muito obrigado, Deus abençoe.

A estação se aproximava, a mãe parou diante da porta. Com um pedaço de barbante na mão, a filha não deixava de ser criança.

- Mãe, tô brincando de pipa!

- Segura minha mão, cuidado com o buraco!

Desceram. Perdi-as da vista, mas não do pensamento. No cair da noite, o que pensará essa menina quando olhar pro céu? Verá as mesmas estrelas que eu? Algo além da escuridão?

- Mããe, tô com fome!

- Vê se dorme que isso passa...