É O CRUZEIRO DO SUL OU NÃO É?
Osvaldo Pastorelli
 
 

Em pé ora parado ora andando de um lado para o outro, mais de uma hora o Tenente dava instrução de sobrevivência no mato.

Com a voz grave explicava o que deveríamos fazer, o que seguir, as orientações que tínhamos para não nos perdermos na selva.

Naquela época não tinha esses programas idiotas como vemos hoje onde um bando de idiotas se sujeitam a qualquer coisa para ganhar uma certa quantia em dinheiro e ter seu lugar de fama além de comer iguarias das mais inusitadas possíveis.

Teríamos apenas que percorrer uma distância onde passaríamos por pontos estratégicos, coletar informações, anotar, guardar senhas e completar o percurso num tempo hábil, isso durante a noite.

Grupos de soldados sairiam do acampamento, cada grupo com seu itinerário, descobrir os seis pontos estratégicos onde estaria esperando um superior, apanhar as informações e senha e entregar ao Tenente que estaria no acampamento esperando.

Nesse momento o Tenente parou, olhou para o céu informando que o melhor meio de orientação, seria se orientar pelo Cruzeiro do Sul.

Inesperadamente, pois estava de costas, virou para os soldados sentados na grama, perguntou:

- Vocês estão vendo o Cruzeiro do Sul?

Silêncio. Ninguém teve coragem de responder.

- Seus merdas, fiz uma pergunta, estão vendo ou não estão vendo? Berrou apontando para o céu.

- Não... n... estou vendo..., Tenente, gaguejou um soldado.

- Não está vendo?

Na verdade estava meio difícil de distinguir o Cruzeiro do Sul, pois chovera e o céu estava escuro sem muita estrela.

- Quem mais não consegue ver o Cruzeiro do Sul?

O pelotão ficou no maior silêncio.

- Você que disse que não está vendo o Cruzeiro do Sul, levante-se e fique na posição de sentido até que eu acabe as explicações.

E dirigindo-se ao pelotão, berrou:

- Aquele que disser que não está vendo o Cruzeiro do Sul, volta amanhã mesmo para o quartel e ficará um mês de serviço, isso é uma declaração e vai para a ficha de vocês, entenderam?

Ninguém respondeu, se ouviu um silêncio estarrecedor. Depois fixando o olhar nos soldados sentados no chão a espera de algum comentário. Como todos ficaram quietos, voltou a perguntar:

- Vocês estão vendo o Cruzeiro do Sul?

Numa só voz como se estivessem ensaiados o pelotão respondeu:

- Estamos sim, Tenente.

Diante disso, que não estava vendo o Cruzeiro do sul, passou a ver nitidamente até o que não queria ver.

 
 
fale com o autor