SEM RECURSOS...
Cris Dakinis
 
 

__ Amor, a semana da Páscoa tá próxima...

__ Sim... Importante lembrarmos dessa data tão magnânima!

__ Hum??? Sim, muito importante..., mas restam apenas duas semanas. Precisamos nos apressar para planejar nosso feriadão.

__ Que feriadão, meu Bem?

__ Ora! O próximo, que estávamos combinando...

__ Ah, sim...

__ Você pensou em algum lugar? Hotel-fazenda, pousada, casa de veraneio para alugar, ou mesmo naquele convite para acamparmos com os amigos? O que você prefere?

__ É... Querida, deixo a teu cargo a escolha do lugar. Você resolve! Eu acatarei, de bom grado, tudo o que você decidir.

__ Legal! Mas o que eu desejo saber é se você já resolveu a parte prática, ou seja, do dinheiro para planejarmos esse feriadão... Tá em cima, já! No fim-de-semana do carnaval ficou combinado que eu arcaria com todos os gastos, e que você arcaria com os desse feriado prolongado. Esqueceu do combinado, meu Querido?

__ Ora! Calma... Como esqueceria algo tão maravilhoso para nós dois? Claro que lembro bem. Planejaremos um maravilhoso passeio. Você escolhe: campo ou praia. Quando eu disse que você resolveria, era porque acato suas preferências, minha Princesa!

__ Tá... Já escolhi: a turma tá combinando de acampar em Três Cachoeiras. O que você acha?

__ Acho M A R A V I L H O S O! Minha Rainha, que idéia mais encantadora! A natureza! Os pássaros! A água límpida! Ar puro, muito ar puro!

__ Sei... Fica combinado esse passeio, então?

__ Fica. Fica combinadíssimo. É como eu disse: você resolve. Eu preciso ir agora... Tenho de retornar à empresa. Ao trabalho!

__ Meu Querido, espere! Preciso de um sinal para reservar nossas vagas para o acampamento. O pessoal tinha avisado que a data máxima seria amanhã. Por isso, estranhei sua demora em decidir-se... Estava imaginando até de você ter feito outros planos, sem mim, sem nossos amigos... __ Resmungou.

__ Como eu poderia fazer planos sem você, Minha Deusa? Que idéia! Agora preciso retornar ao trabalho; dê-me um beijo...

__ Mas... e o sinal?

__ Que sinal?

__ Homem! Acabei de te dizer: precisamos pagar nossa parte para participarmos do acampamento do feriadão.

__ Precisa pagar?

__ Hum????

__ Querida, entenda, faço tudo o que você resolver. Esse passeio que você escolheu é adorável. Iremos!

__ Que alívio, eu já estava pensando, novamente, que você iria "cair fora"...

__ Jamais, Minha Divina! No entanto, preciso te confessar: Estou sem recursos...

__ Sem o quê?

__ Sem recursos... Lástima essa de ter de confessar algo assim, mas fazer o quê? Atualmente, sou um homem sem recursos.

A moça gargalhou até a barriga doer; que novidade aquela... "sem recursos"... ahhahaaaaa ... e continuava a gargalhar, atraindo a atenção dos que passavam pela praça onde estavam. No rosto de seu namorado, estampado um exagerado constrangimento.

__ Meu Querido, o que é isso de... "sem recursos"?

__ Sem recursos, ora!

__ Você quer dizer... Sem dinheiro? É isso?

__ Minha Pérola! Você sempre tão espontânea ao falar... Isso, eu estou... sem... dinheiro. É isso, sim.

__ E como viajaremos, então? Indagou a moça.

__ Eu não faço a mínima idéia, minha Rainha... Agora, você entende por que eu adiava comentar esse assunto. Eu não recebi o meu salário ainda. A empresa atrasou o pagamento outra vez. Não vejo forma de arcar com esses gastos, pois estou descapitalizado!

__ Ahhahaaaaa......!!!!!! Pare, por favor, meu querido! Já desmanchei toda a minha maquilagem dos olhos com essa nossa conversa. Ahhahaaaaa...... Olha, estamos aqui há mais de uma hora e não resolvemos absolutamente NADA a respeito de feriado ou passeio, ou seja lá o quê... Ahhahaaaaaa....... Mas que vem a ser isso de... "descapitalizado"? É "sem cabeça"? Ahaahhaaaaaaaa.... desculpe..... Ahahahahhahaa.... mas lembrei-me das palavras: "capuz", "capacete", "renda per capita"... Explica aí, vai... E numa demonstração de explícita gozação, a moça inquiria sobre a tal "descapitalização" .

__ Minha Imperatriz, escute-me! Como eu disse, a empresa não me pagou o salário novamente. Mas uma coisa eu garanto, e atente! Minha palavra é honrada, pois sou um cavalheiro, quanto a isso, acredito que você não possua dúvidas.

__ Hum hum.... __ Murmurou a moça.

Reprimia ela outro acesso de riso? Parecia que não... Pois seus olhos vagavam distante, parecendo fitar o infinito. Estaria ela a imaginar como seria divertido o feriadão ( só dela com seus amigos)? Eu, que estava sentada a um banco próximo ao deles, enquanto aguardava meu filho brincar no parquinho, fiz questão de demorar-me mais um pouco no local. Estava muito curiosa para saber do desfecho daquela novela.

__ Minha Boneca! Você pode dar o sinal que desejar para esse nosso passeio. Fique certa de que eu restituirei cada centavo. Faço questão! E quanto a isso, não discutamos. Arcarei com todas as despesas tão logo se faça possível. No entanto, entenda, agora, não tenho fundos.

__ Hã? Sem "fundos" também? Então, meu querido, eu saio pela frente!

__ Minha Preciosa! Jóia de minha vida, não entendi. Espero que me explique o que foi que eu fiz.

___ Explico... Espere que eu explico... Mas continue sentado aí. Espere sentado para não cansar e preservar seus "fundos", ou correrá o risco de continuar "sem recursos" para "descapitalizar" outra.

A moça deixou a praça caminhando lentamente, face altiva, descontraída e serena.

Chamei meu filho para casa, era hora do banho.

O moço continuou lá, sentado. Sentado e nada de mover-se a fim de retornar à empresa para trabalhar... moço obediente...